sábado, 24 de maio de 2014

Descubra como os recrutadores analisam o seu currículo


Você sabe o que os recrutadores procuram nos currículos dos candidatos? Não? Então descubra como o seu currículo é analisado pelas empresas

Recrutadores muitas vezes são um mistério para os candidatos. O seu currículo parece perfeito, mas mesmo assim você não foi chamado nem para a entrevista. Para evitar que isso aconteça, confira 5 coisas que quase todo recrutador analisa no seu currículo:

1. Quanto tempo ele lê o seu currículo?
Apesar de todo o carinho e dedicação que damos ao nosso currículo, os recrutadores o analisam em somente alguns minutos, às vezes segundos. Entretanto, isso pode variar do tamanho da empresa e quantos currículos eles receberam para aquela vaga. Mas, pelo sim ou pelo não, o melhor que você pode fazer é escrever um currículo objetivo e com as informações essenciais em destaque.

2. Para onde eles olham primeiro?
Grande parte dos recrutadores presta mais atenção onde eles querem que o currículo se destaque. Por exemplo: se a vaga requer alguém com boa fluência em alguma língua, o avaliador irá procurar pelos cursos de idioma que o candidato fez. Portanto, preste atenção à vaga que você está se candidatando e pense em qual habilidade sua pode ser a mais importante.

3. Quais elementos prendem a atenção?
Especialistas dizem que recrutadores procuram por algumas palavras chave nos currículos. Não é ruim ter um currículo padrão, porém, é interessante que você adapte-o dependendo da vaga. Olhe o site da empresa e veja o que eles valorizam nos funcionários e quais são os valores da companhia. Você não precisa copiar exatamente as mesmas palavras no seu currículo, mas entenda o “espírito” da empresa e encaixe na sua candidatura. Mas algumas habilidades gerais que quase todos os recrutadores pesquisam são capacidade de liderança, saber trabalhar em equipe e conseguir resolver problemas.

4. Como eles querem que o currículo esteja organizado?
A aparência do seu currículo é importante porque os recrutadores esperam ler um documento profissional. Portanto, não coloque fontes muito diferentes do comum ou mudanças muito drásticas. Entretanto, esse conselho não deve ser seguido muito à risca caso você trabalhe na área criativa. Nesses casos, um currículo inovador é um bom sinal.

5. O que faz os recrutadores descartarem um currículo?
Já que os recrutadores analisam o seu currículo por menos de 1 minuto, é essencial que ele cause uma boa impressão. Erros de linguagem, erros de digitação e gírias irão descartar o seu currículo imediatamente. Para evitar isso, peça para os seus amigos darem uma lida antes de você enviá-lo – eles podem ver alguma coisa que você tenha pulado.

Fonte! Este chasque (postagem) teve como fonte www.noticias.universia.com.br.
sendo publicado no sítio FBDE Nexion. Abra as porteiras clicando em http://www.fbde.com.br/eweekDetalhe.asp?idConteudo=11037.