Na semana passada, tivemos mais uma edição
da versão brasileira da “Black Friday” americana, aquele evento
comercial apoteótico, que marca o início do período que vai até o Natal,
em que o comércio “tira a barriga da miséria”.
A Black Friday brasileira foi, mais uma
vez, motivo de chacota, tanto aqui quanto no exterior. Aqui não faltaram
apelidos jocosos como “black fraude” e iniciativas diversas, tanto da
mídia quanto independentes, para tentar “monitorar” comportamentos
suspeitos e promoções falsas dos comerciantes que participavam da
promoção.
Lá fora, a Black Friday tupiniquim também
chamou a atenção. A matéria que teve maior repercussão aqui foi a da
revista Forbes, com o título “In U.S., Black Friday About Deals; In Brazil, Black Friday About Fraud” (Nos EUA, a Black Friday representa negócios; no Brasil, a Black Friday representa fraude).
O autor da reportagem foi particularmente
duro e incisivo com a passividade bovina do consumidor brasileiro
típico, ao dizer que, diferentemente dos americanos, que conhecem seus
direitos de consumidor e até abusam deles, nós brasileiros, “se somos
atropelados, aguentamos firme e sorrimos” (e, aqui entre nós, é a pura
verdade).
Nós toleramos “black fraude”, assim como
toleramos péssimos serviços, produtos com preços “n” vezes mais caros
que os praticados fora do país, taxas de juros indecentes, impostos que
não geram nenhum retorno e por aí vai. Nós reclamamos, resmungamos… Mas
não vamos muito além disso. No fundo, já aceitamos a regra do jogo. Nós
estamos sendo diariamente atropelados há anos, e nossa reação é
resmungar, aguentar firme e sorrir…
Um corpo em movimento tende a permanecer
em movimento e, se nada for feito, as coisas não vão mudar
espontaneamente. Está mais do que na hora de o consumidor brasileiro
reagir. Aliás, reagir não, se VINGAR.
Nos EUA (ironicamente, os criadores da
Black Friday), um tema que está se tornando “da moda” no universo das
finanças pessoais é a frugalidade. Viver de forma mais simples, tentar
fazer mais com menos e ser um consumidor mais consciente.
O consumidor consciente e frugal é o
pesadelo do empresário inescrupuloso, do banqueiro oportunista e do
político que quer manter a economia aquecida artificialmente. Quer se
vingar deles? Então seja frugal. SIMPLIFIQUE A SUA VIDA E CONSUMA MENOS.
Quer se vingar do empresário que pratica
preços abusivos, mas convenientemente choraminga pelos cantos, colocando
a culpa de tudo nos impostos e no “custo Brasil”? Que tal parar de
alimentar esse ciclo com seu dinheiro ou, pior, com seu crédito?
Então SIMPLIFIQUE A SUA VIDA E CONSUMA MENOS.
Quer se vingar do político corrupto que
faz bandalheiras com o dinheiro público? Que tal ir direto na fonte? Se
consumirmos mais, a arrecadação é maior e tem mais dinheiro para roubar.
Uhmmm…
Então SIMPLIFIQUE A SUA VIDA E CONSUMA MENOS.
Quer se vingar dos bancos e das
instituições financeiras que praticam taxas altíssimas? Existem muitos
motivos para as taxas serem tão altas, mas um desses motivos é que,
simplesmente, as pessoas topam pagar… O que aconteceria se, de um dia
para o outro, todas as pessoas resolvessem só gastar aquilo que elas
realmente têm? Provavelmente, algo teria que mudar.
Então SIMPLIFIQUE A SUA VIDA E CONSUMA MENOS.
Tudo indica que 2014 será um ano bastante
movimentado. Teremos Copa do Mundo, eleições… Nossa economia vem
emitindo sinais estranhos, mas ao mesmo tempo teremos muitas
“distrações” ao longo do ano que vem. É preciso ficar de olho e, mais
que isso, é preciso uma mudança de atitude.
Aliás, esse tema da “frugalidade”
provavelmente será bastante explorado aqui no “Você e o Dinheiro” neste
próximo ano. É hora de simplificar a vida… E consumir menos!
André Massaro
www.andremassaro.com.br
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Fonte! Chasque (texto) de André Massaro, publicado no sítio/blog Você e o Dinheiro, do Portal Exame, no dia 02 de dezembro de 2013. Abra as porteiras clicando em http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/voce-e-o-dinheiro/2013/12/02/frugalidade-a-melhor-forma-de-vinganca/.
Fonte do retrato! http://revistahibisco.com.br/blog/?p=243
Fonte do retrato! http://revistahibisco.com.br/blog/?p=243
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