sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cooperativas de crédito brasileiras são beneficiadas com lei publicada na última sexta (25/10)

O Diário Oficial da União trouxe uma boa notícia aos cooperativistas brasileiros. Sem vetos aos pleitos do cooperativismo, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória nº 619/2013 (Lei nº 12.873/2013) que, entre outros temas, viabiliza a criação do Fundo Garantidor de Créditos das Cooperativas de Crédito (FGCoop), ao isentar o FGCoop da incidência do Imposto de Renda, inclusive sobre suas aplicações de renda fixa e variável, bem como da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL).




A criação do FGCoop é visto por todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo como um reconhecimento, por parte do Estado, de que o cooperativismo é um sistema competitivo, sólido e que reduz os desequilíbrios sociais e impulsiona a inclusão financeira e o desenvolvendo de arranjos locais.

“Necessário se faz salientar que esse ganho só foi possível pelo empenho das equipes do Sistema OCB, representantes do Conselho Consultivo de Crédito, seu grupo técnico, Casa Civil e do Banco Central. Esse grupo vem atuando em harmonia para fortalecer, cada vez mais, essa ferramenta de desenvolvimento econômico e social: o crédito cooperativo”, enfatiza Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

O FGCoop garantirá os depósitos no valor de até R$ 250 mil por associado, mesmo valor de proteção oferecido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) dos bancos. De acordo com o coordenador do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) e presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, o objetivo do FGCoop é prezar pela solvência das cooperativas, trazendo ainda mais segurança para os associados.

“O FGCoop vem ao encontro com as aspirações das instituições financeiras cooperativas. Certamente ele influenciará na credibilidade competitiva das cooperativas de crédito, além de contribuir para a diminuição dos custos e consolidação da nossa estrutura e imagem. Uma grande conquista!”, finaliza.

Fonte! Chasque (postagem publicado no sítio Blog Sicoob. Abra as porteiras clicando em  http://www.blogsicoob.com.br/index.php/mercado-financeiro/325-cooperativas-de-credito-brasileiras-sao-beneficiadas-com-lei-publicada-na-ultima-sexta-25.

.......................................

Senhores associados da CRESAL! Esta era uma garantia que estava faltando no sistema cooperativo de crédito. Então, vamos investir nos produtos financeiros que a CRESAL nos oferece (agora amparado pelo recém criado fundo garantidor, que antes era somente dos bancos comerciais).

Valdemar Engroff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário