quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atitude 7! Devolução do Imposto de Renda! Saiu o segundo lote!

Bueno! A partir das 9h desta manhã, está disponível no galpão virtual da Receita Federal, o segundo lote da Devolução do Imposto de Renda, referente ao exercício fiscal 2010. Vá e dê uma passada pois a porteira da Receita já está aberta. Basta acessar http://www.receita.fazenda.gov.br/ e sendo "premiado", os cobres (os valores) da restituição estarão disponíveis no dia 15 deste mês.

E o que o vivente vai fazer com esta devolução???

Bueno! Aí depende. Se o vivente está endividado, que liquide as dívidas o quanto antes, dando um tiro de misericórdia na própria dívida e principalmente no ralo que suga os cobres da guaiaca: os juros extorsivos. Mas se não estiver com estes "pepinos" (dívidas), faça um investimento, podendo ser na poupança ou outros produtos financeiros existentes no mercado financeiro, como renda fixa, CDB, bolsa de valores (para pequenos investidores sugere-se o clube de investimentos ou fundo de ações, que, muitas vezes a partir de R$ 100,00 já dá para investir), previdência privada, etc.

Lembramos que todo peão e toda a prenda, em especial os assalariados, que geralmente vivem com o "laço esticado", ou seja, no seu limite financeiro, comecem desde já a fazer a sua reserva de emergência, que, segundo os especialistas, deve ser, em números redondos, dez a doze vezes a sua renda mensal, ou seja, um valor que possa te manter sem trabalhar por dez a doze meses.

Ou quem sabe, este seja o momento pro vivente começar a sua independência financeira, que, quanto mais cedo for começada, menos investimentos financeiros serão necessários ao longo da vida, devido "a mágica dos juros compostos", que farão que, quando tu fures te aposentar, não precises te lamuriar com o baixo valor da aposentadoria pago pelo INSS, fator previdenciário e outros quetais, pois, a tua aposentadoria poderá ser complementada com estes investimentos feitos há 20, 30, 35 anos atras....

Valdemar Engroff - o gaúcho taura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário