quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rentabilidade da poupança é igual em todos os bancos?

Com as seguidas altas da taxa SELIC, o rendimento da caderneta de poupança tem perdido sua atratividade, mesmo sendo isento do imposto de renda e de qualquer taxa de administração. Basta dar uma olhada na rentabilidade do Tesouro Direto para confirmar essa afirmação. Ainda assim, é o investimento preferido do brasileiro.

Tanto é verdade que diariamente recebemos diversas dúvidas sobre a poupança e que, diante de tamanho interesse, o primeiro e-book escrito pelo Quero Ficar Rico foi exatamente sobre esse tema. Para baixá-lo gratuitamente, basta acessar o artigo “E-book: Tudo sobre a Poupança“.

Alguns leitores questionaram sobre se os juros da poupança são iguais em todos os bancos e achei que valia a pena escrever um artigo sobre o assunto, já que deve se tratar de uma dúvida de muitos outros leitores, mesmo sendo algo simples de justificar. Será que a poupança paga o mesmo rendimento em todos os bancos?

A resposta é sim. E a justificativa para isso é muito simples. Como explicamos no artigo “Entenda o cálculo da poupança“, a rentabilidade da poupança é definida pela variação da TR (taxa referencial) + 0,5% ao mês. Como a TR é uma taxa referencial diária calculada pelo governo, a caderneta de poupança de todos os bancos utilizam (obrigatoriamente) o mesmo cálculo para os juros da poupança.

Além dos rendimentos serem exatamente iguais, todas as poupanças também são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o valor de R$ 60 mil por CPF. Então é importante deixar claro que não existe banco melhor que o outro em relação à rentabilidade da caderneta de poupança ou garantia do dinheiro investido. Todos possuem o mesmo rendimento e são garantidos pela mesma instituição.

Fonte! Chasque publicado no sítio Quero Ficar Rico - http://queroficarrico.com/blog, no dia 3 de agosto de 2010

2 comentários:

  1. Olá Valdemar,

    Queria te parabenizar pelo blog sobre finanças pessoais e agradecer por referenciar o Quero Ficar Rico, do qual sou autor.

    Entretanto, acho importante fazer uma ressalva: quando for referenciar algum texto (tanto do meu blog quanto qualquer outro), é importante que você coloque apenas uma parte do texto (e o link para continuar lendo através da fonte) ou que faça um resumo.

    De minha parte não teria problema algum em copiar o texto completo. O problema é que o Google (e demais ferramentas de busca) desconsideram textos exatamente iguais. Então, tanto eu quanto você, perderemos acessos que viriam através de buscas nessas ferramentas. É importante que você saiba disso :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Rafael.

    Seguirei a tua dica. É uma coisa que estou aprendendo contigo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir