sábado, 11 de junho de 2011

Planejamento da aposentadoria deve começar cedo

A terceira palestra da Expo Money em Florianópolis, "Planejamento financeiro pessoal: da teoria à prática", apresentada pela Itaú Corretora trouxe algumas dicas para o cotidiano das pessoas e iniciou com a mensagem: investir é deixar o agora para ter um benefício no futuro.


O palestrante Martin Iglesias explica que o bom investidor precisa ter equilíbrio e determinação. "Despesas fixas dificilmente conseguem ser mexidas em curto prazo, por isso é necessário ter atenção quando for assumir uma nova", alerta.

Iglesias ainda sugere que as pessoas tenham uma reserva financeira para emergências no valor dos gastos de três a seis meses que a sua família tem.

Aposentadoria

O representante da Itaú Corretora contou que, segundo algumas pesquisas, as pessoas diminuem os gastos de 20% a 30% assim que se aposentam. Isso se deve ao fim das despesas com transporte e alimentação fora de casa.

"Quanto antes começar a planejar a aposentadoria, melhor. O INSS sozinho não vai manter o estilo de vida da classe media e alta durante a aposentadoria. Por isso, é necessário pensar em alternativas e começar logo", sugere Iglesias.

Todos os níveis de conhecimento

As palestras do primeiro dia de evento são todas de nível básico, porém algumas pessoas com bom conhecimento em finanças também estão assistindo como, por exemplo, o funcionário público graduado em economia, Luis Fernando da Rocha Coelho. Ele conta que é a primeira vez que participa da Expo Money e está muito satisfeito com os assuntos abordados.

"Quero aprofundar algumas informações com os especialistas que estão aqui. Estou achando muito interessante", comenta Coelho.

Para mais informações sobre o evento, acesso o site da Expo Money.

Fonte! chasque publicado no sítio Economia SC, no dia 08 de junho de 2011. Abra as cancelas clicando em http://www.economiasc.com.br/