domingo, 14 de fevereiro de 2010

Na onda do Tesouro

Se você quer se aposentar e não quer depender dos planos de previdência privada, o Tesouro Direto é uma alternativa bem interessante. Por ser uma renda fixa, na qual não se quer correr muitos riscos, e ser um dinheiro emprestado aos cofres públicos, a única questão em jogo é a capacidade de crédito do governo, que considero atualmente muito boa.

Segundo dados do Tesouro Nacional, 63% das aplicações feitas são na faixa de R$ 5.000,00 o que demonstra de fato seu objetivo: Levar pequenos investidores a aplicações com custo baixo e rendimento superior a poupança. Os papéis estão distribuídos na modalidades:

1.Pós-fixados (LFT)
2.Prefixados (LTN e NTN-F)
3.Prefixados com correção inflacionária (NTN-C e NTN-B).

Pode parecer estranho as denominações, mas se você investe ou investiu em fundos de renda fixa, com certeza tem ou teve estes títulos na carteira. Os fundos DI são compostos por estes papéis por exemplo. Os planos de previdência também. E como escolher o meu título? Você precisa combinar o seu objetivo financeiro com o papel adequado. Vamos vê-los:

LFT – Letra Financeira do Tesouro: Pós-Fixado com rentabilidade diária atrelada a Selic. Quanto mais longe a aposentadoria, pode-se aumentar a participação deste título.

LTN – Letra do Tesouro Nacional: Prefixado, definido no momento da compra. Se o governo elevar o juros o investidor não perde nada, mas deixa de ganhar em relação a LFT por exemplo.

NTN-B – Notas do Tesouro Nacional – série B: Pós-fixado e rentabilidade vinculada ao IPCA. O pagamento de juros é semestral. Assim, é necessário reinvestir a remuneração a cada seis meses.

NTN-B Principal: É uma variável na NTN-B. A diferença é que os juros são pagos somente no vencimento do título. NTN-F- Notas do Tesouro Nacional – série F: Prefixado com pagamento semestral e resgate do principal somente na data do vencimento do título.

É isso. Agora, é só montar seu objetivo e começar a aplicar.

Dúvidas e sugestões, acesse mande um e-mail a luiz.motta@objetivofinanceiro.com.br.

Atenciosamente, Luiz Motta

Fonte! Chasque publicado no galpão virtual Objetivo Financeiro no dia 14/02/2010 - http://www.objetivofinanceiro.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário