segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Atitude 51! Chimarrão e volante.... COMBINAM



Podes beber antes de dirigir....
 
Bueno! Boleio a perna novamente aqui no galpão, com uma prosa ao sabor de um bom chimarrão, pois o último chasque intitulado"Atitude" é da longínqua data de 23 de julho do corrente ano.

Primeiramente, e sempre em primeiro lugar, devemos priorizar a nossa atividade profissional e foi o que fazemos. Em segundo lugar, o Sítio do Gaúcho Taura (http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/) teve prioridades que atendemos, devido aos festejos farroupilhas no mês de setembro, onde entramos outubro adentro....

Bueno! Sempre tive receios de pegar a estrada nos feriados prolongados, seja qual fosse a época do ano, mesmo nos tempos que eu dependia dos ônibus para ir pro meu pago querido, a cidade de Cerro Largo, nas região das Missões do Rio Grande do Sul, ou, pra região serrana do nosso Estado, pra cidade de Casca, pago da esposa, nas imediações de Passo Fundo ou outras cidades, outras querências.


Um chasque que deve ser levado a sério. Crédito:
publicado no sítio http://www.motordream.uol.com.br/
Foi uma época que os veículos eram poucos, assim como os acidentes.... Mas com a "multiplicação" das corporações-fabricantes de veículos no Brasil, os recordes de produção são batidos ano-a-ano, fazendo com que as vias das nossas cidades estejam, muitas vezes em qualquer hora do dia "atopetadas" de veículos, com congestionamentos enormes.

Sabemos que muitos veículos que rodam por aí, são adquiridos pela facilidade do crédito e consequente falta de educação financeira. Muitos dos que rodam por aí tem um carnê no bolso da bombacha, com parcelas que podem somar 48, 60, 72 ou até 84 meses, ou seja, para um veículo, que chamo como "uma segunda família" devido às despesas que ele produz... Muitas pessoas que possuem um carro "turbinado", poderoso, potente, muitas vezes não tem condições financeiras de andar por aí com um pequeno carro popular, no entanto, compram por muito dinheiro um falso status, que o suposto carro turbinado dá....

E com o advento da "multiplicação" de veículos em nossas cidades, lamentavelmente continuamos a assistir em horários nobres, publicidade de bebidas alcoólicas, em especial, a cerveja, seguida "a rodo" com a expressão "beba com moderação" ou "se beber não dirija", ou ainda "venda proibida para menores".

Não sou abstêmio total. Bebo com moderação. Mas sou responsável, pois comigo sempre anda um familiar (esposa e/ou filhas). Mas com o advento da LEI SECA (que vai mudar e ficar bem mais rigorosa), ABOLI O ÁLCOOL toda vez que eu tiver que pegar no volante. Faço isso, conforme a lei seca prevê, no mínimo doze horas antes de dirigir.

Tomando chimarrão tu evitas muitas vezes acidentes
como este.... Crédito: sítio http://infalcool.blogspot.com/
Por isso, quando vou num fandango, em Alvorada ou na região metropolitana de Porto Alegre, sempre vou munido com os avios do mate: erva-mate de qualidade, cuia, bomba, e duas garrafas térmicas de água quente. EU VOU PROS FANDANGOS MOVIDO À CHIMARRÃO. No entanto, sabemos que muitos vão, movidos pelo álcool.

Por isso, quando movidos pelo álcool, o cidadão irresponsável contribui para o aumento do número de acidentes, número de mortes brutais, número de aleijados, número aposentadorias por invalidez, etc... E isto gera um alto custo para a sociedade. Mas o custo maior e irreparável é o de ver famílias desfeitas por acidentes de trânsito.

Bueno! Muito já foi escrito sobre a não combinação da bebida alcoólica x direção. Cito e te recomendo para dares uma camperiada no Sítio INFOÁLCOOL, que tem como objetivo informar aos internautas sobre o álcool na vida do jovem e os efeitos do mesmo na vida do ser humano. No blog contém informações e links para ajudar a população a ter conhecimento e onde e quando buscar ajuda. O sítio foi construído por alunos de uma escola de segundo grau. Para acessar basta abrir as cancelas clicando em http://www.infoalcool.blogspot.com/

E se tu és um dependente, procure a unidade dos Alcoólicos Anônimos mais próximo do teu rancho. Ou então abra as cancelas do sítio clicando em http://www.alcoolicosanonimos.org.br/.

Reafirmamos: CHIMARRÃO COMBINA COM VOLANTE. PODES BEBER À VONTADE ANTES DE DIRIGIR....!

Mas, lamentavelmente ainda lemos chasques como este do sítio do jornal Correio do Povo de Porto Alegre....: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=360052

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura!

3 comentários:

  1. Buenas,

    Conheci teu blog através de comentário feito naquele da Marina e gostei muito, principalmente pela linguagem usada.
    Gostei muito deste post e achei interessante a questão de compra de carro. Explico: troquei o meu nesta semana, depois de tentar resistir por 30 dias, chamando de loucura inicialmente. Depois, algumas surpresas com o ano sem compras e voilá! valores disponíveis!
    Havia desistido do financiamento em razão dos juros e realmente não vou precisar dele.
    Bem, acho que esta isto! Acaso seja necessário trocar de carro, procure poupar e comprar à vista, escolhendo aquele que cabe em seu orçamento.
    Também sou gaúcha de Lagoa Vermelha-PR e tenho um filho nascido em Passo Fundo-PR.
    Dá uma olhadinha no meu blog http://ziulasbroglio.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Buenos Dias.

    Bueno! Primeiramente quero te agradecer pela visita que fizeste aqui no meu sítio. Espero que tenhas gostado do mate...

    Falaste em linguajar. É típico para os de botas e bombachas e este é o primeiro objetivo: atingir este público que vive pregando que "o CTG é uma entidade sem fins lucrativos....", para que não levem isto na ponta da faca para a sua vida pessoal, ou seja, SEMPRE SEM DINHEIRO NO BOLSO DA BOMBACHA.

    Em segundo lugar, criei o sítio para me obrigar a andar informado em assuntos que envolvem a economia, para que eu possa levar isso para a minha vida pessoal, como orçamento doméstico, e formação de reservas de poupanças para fins de aposentadoria (minha, da esposa e das filhas de 14 e 21 anos) e compra de sonhos (sempre à vista). Com isso já consegui fazer pra todos lá do meu rancho a previdência privada e todos são investidores (valores pequenos) de um clube de investimentos.

    Meu carro é 2004 e é um popular Uno Mille. Está batendo nos 170 mil km. Sei no centavo o que já gastei em combustível, desde a primeira abastecida até a última da semana passada. Se eu não tivesse este perfil de poupar, de acumular, é provável que já teria trocado de carro, mas com um carnê no bolso da bombacha, ou seja, uma DÍVIDA....

    Por último, já que és de LAGOA VERMELHA, sou fã da Rádio GAUDÉRIA FM, que é de lá. Para escutá-la, basta clicar no linck, aqui no meu sítio, no lado direito do teu monitor, quase lá no começo....

    Baita abraço e volte sempre. Voltarei também lá no teu sítio para tomar mate!

    Em termos de tradicionalismo, abra as cancelas do meu outro sítio: www.sitiodogauchotaura.blogspot.com. E do "meu" CTG: www.ctgamaranto.blogspot.com.

    Valdemar Engroff

    ResponderExcluir
  3. Buenas,

    Não poderíamos deixar perder a oportunidade de convidar você e todos os seus leitores para participar do nosso evento, que será realizado em Porto Alegre e falará sobre o cenário econômico atual e perspectivas para 2012. http://bit.ly/ur9Joc

    Se quiseres divulgar a palestra no Bolso da Bombacha, seria uma honra! :)

    Abraços!
    Equipe Só Para Mulheres

    ResponderExcluir