sábado, 13 de março de 2010

Quantos zeros tem 1 trilhão?

Sempre que faço essa pergunta vejo as pessoas olharem para o alto como se estivessem fazendo contas nos dedos para descobrir a resposta, mas elas titubeiam tanto em responder que me antecipo. O motivo para a maioria não saber a resposta é bem simples: 1 trilhão não faz parte do cotidiano dos seres mortais, com algumas exceções, claro. Normalmente, as pessoas lidam com valores pequenos, na casa dos milhares ou, no máximo, dos milhões.

O dr. Lair Ribeiro explica que em nosso cérebro existe um filtro denominado Sistema Reticular Ativador (SRA), cuja função é bloquear as informações que não fazem parte do nosso cotidiano. Tudo aquilo que não faz parte de nossas vidas, não conseguimos assimilar. Por isso, quando ouvimos o termo trilhão, praticamente não o processamos em nossa massa encefálica, mas se falamos em números que fazem parte do nosso dia a dia, o processamento é instantâneo. Veja, por exemplo, quando falamos em salário mínimo ou sobre as promoções dos supermercados. Todas as pessoas neste país praticamente reconhecem seus valores. No meio empresarial é a mesma coisa. As empresas, acostumadas a disputar clientes pelo preço, ao se deparar com uma forte concorrência, baixam em demasia o valor dos seus produtos, competindo por centavos. Neste caso, aquelas que não têm grande volume de vendas ou fôlego financeiro para manter seus preços baixos até aniquilar os concorrentes, provavelmente terão de amargar prejuízos.

O que fazer então? Ora, reprogramar seu cérebro! E a melhor maneira de fazer isso é aproximar-se dos grandes, aprender como eles pensam, analisar como tomam decisões e, ao mesmo tempo, fazer as correções necessárias para competir, não apenas pelo preço, mas também pela qualidade e pelo atendimento.

O Brasil há dez anos atrás apenas sonhava com o PIB na casa do trilhão. Hoje, já está chegando a três! Deixamos de ser considerados um país de Terceiro Mundo. Aliás, nem devemos aceitar tal alcunha. Somos a oitava economia do mundo, temos lugar entre os grandes. Portanto, pense grande, aja como os grandes e não deixe a baixa autoestima dos invejosos impedir seu progresso.

Bom, respondendo a pergunta, 1 trilhão tem 12 zeros.
 
Fonte! Chasque publicado no dia 13 de março no Correio do Povo de Porto Alegre - RS, na coluna Carreira & Sucesso, por Natal Furucho (presidencia@correiodopovo.com.br) - http://www.correiodopovo.com.br/.

Fonte do retrato! http://www.clasf.com.br/q/moeda-unica-em-cordeir%C3%B3polis/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário