quarta-feira, 16 de junho de 2010

Títulos de capitalização não são investimentos!

Nos últimos anos, vê-se muito falar em títulos de capitalização, sendo que muitas pessoas os consideram um tipo de investimento. O Giga Mundo agora lhe faz a pergunta: será que títulos de capitalização são mesmo investimentos?

Você sabe realmente o que é um título de capitalização, ou somente segue as dicas do seu gerente? Se não entende muito bem do que se trata um título de capitalização, deveria tomar um pouco mais de cuidado - muitas pessoas são abordadas por gerentes de sua bancária, estes dizendo que há um tipo de investimento incrível, uma verdadeira oportunidade para você. O que eles esquecem de comentar é que não se trata de um investimento, mas sim de uma premiação, um sorteio, um “jogo”.

Bem, mas chega de falar, falar e nada explicar, vamos começar dizendo o que é realmente um…

Título de capitalização

Trata-se de um consórcio, isto é, uma associação de pessoas, promovido por alguma instituição, onde cada qual deposita uma certa quantia e, se contemplado, receberá uma premiação.

Além disso, ao terminar o prazo do título (estabelecido quando você está entrando em um), você receberá seu dinheiro de volta, mais uma remuneração sobre o mesmo.

Ei, prêmio + meu dinheiro de volta + remuneração? Parece excelente não? Uma verdadeira oportunidade de ganhar dinheiro! Bem, não é!

O discurso acima é o apresentado por gerentes e funcionários de bancos a fim de conquistar a sua confiança (e o seu dinheiro).

Quanto à premiação, as chances de você ganhá-la são realmente muito baixas - o prêmio é bom, mas há um número muito grande de pessoas concorrendo para que você pense que será contemplado assim, tão facilmente. Geralmente eles comparam as chances de ganhar em um título com as chances de ganhar na “mega sena”, a fim de convencê-lo que há muitas chances. Infelizmente, não é porque é um “pouco mais fácil” que ganhar em uma loteria milionária que significa que você irá ganhar esse prêmio: são centenas de milhares de pessoas (às vezes, beirando quase um milhão) concorrendo. E aí, está realmente fácil?

Bem, ao menos você receberá todo o seu dinheiro mais uma remuneração que é a mesma da caderneta de poupança, ou seja, é melhor deixar o dinheiro em um título de capitalização do que em uma poupança, correto? Errado! Na hora de “vender” o produto, eles lhe dizem que a rentabilização é a mesma da caderneta de poupança, e nisso eles não estão errados, o que eles esqueceram de dizer é que há incidência de imposto de renda, algo que não existe na caderneta, ou seja, lá vai dinheiro embora.

E agora, a situação real…

O discurso é bem atrativo, dizem que você pode guardar seu dinheiro e até ganhar um grande valor, mas não se engane com os discursos que costumam fazer pelo grande “investimento” que você pode fazer.

Muitas pessoas ficam decepcionadas quando chega ao fim do contrato do título de capitalização e quando vão receber o dinheiro, resgatam quase o mesmo valor que aplicou durante muito tempo, até mesmo anos.

Além disso, você não pode retirar o dinheiro antes do término do tempo de carência, ou seja, seu dinheiro fica preso por um bom tempo e no final recebe o mesmo valor que “investiu”.

Sendo assim, é preferível “investir” seu dinheiro embaixo do colchão ou dentro de um cofre em casa, assim podemos retirar na hora que quisermos ou aplicá-lo em algo que seja realmente um investimento.

Mas se o que o atrai não é o “investimento”, mas sim os sorteios que os titulos oferecem, então podemos dizer que títulos de capitalização são loterias? Sim, mas ainda será bem melhor guardar seu dinheiro em casa e apostar na mega sena, uma vez que o gasto com a mesma será menor.

A cada dia que passa mais e mais pessoas são enganadas por esse jogo de loteria que as pessoas acham que são investimentos, é triste, mas muitas pessoas acreditam mesmo que títulos de capitalização vão lhe trazer algum benefício.

“Os títulos de capitalização fazem o maior sucesso entre os investidores brasileiros”, essa frase realmente é triste e é mais triste ainda saber que ela é verdadeira. Sim, meus amigos, nós brasileiros gostamos de ser enganados.

Fonte! Chasque publicado no sítio Giga Mundo, na seção Finanças - http://www.gigamundo.com/.

Um comentário:

  1. gostaria de agradecer o exclarecimento foi muito útil...pena não ter achado este blogger antes, rsrsrsrsr agora já se foi, rsrsr
    ps: há quanto ao Gaúcho Taura, eu o conheço figura carimbada da Ascar/ Emater e cultivados das tradições, apesar de taura gente muito fina.

    Luis

    ResponderExcluir