quarta-feira, 23 de junho de 2010

Filho de Warren Buffett conta o que aprendeu com o pai

Peter Buffett não seguiu a carreira de investidor, mas diz como Warren influenciou sua vida

Peter Buffett: filho músico do investidor aprendeu a não seguir a manada

Quase todos os investidores do mundo param para ouvir quando Warren Buffett tem algo a dizer. Diversas biografias já foram escritas na tentativa de desvendar como Buffett ganhou tanto dinheiro no mercado acionário. As reuniões anuais de seu fundo de investimento, o Berkshire Hathaway, costumam reunir milhares de pessoas na pequena cidadezinha de Omaha, no Nebraska. Entrevistas e artigos do mais bem-sucedido investidor de todos os tempos costumam figurar entre as mais lidas e comentadas em sites, jornais e revistas econômicas. Apesar da existência dessa legião de pessoas que tenta aprender a ganhar dinheiro com o "Oráculo de Omaha", nenhum de seus três filhos decidiu seguir a carreira de investidor. Mas isso não é um sinal de que eles não aprenderam nada com o pai. Em entrevista ao site americano MoneyWatch.com, o músico Peter Buffett, o caçula de Warren, revelou cinco lições de Warren utilizadas em sua carreira de músico:

1 - Siga seu próprio caminho, e não a manada: Peter Buffett conta que não se mudou para Hollywood após a participação bem-sucedida no filme "Dança com Lobos", que tem Kevin Costner como protagonista e ganhou sete Oscar em 1991. Ele continuou a morar em Milwaukee e manteve-se fiel às próprias raízes apesar do sucesso da trilha sonora do filme, composta por ele e por John Barry. Com a decisão, Peter seguiu o exemplo do pai, que até hoje mora em Omaha - e não em Wall Street, sede dos principais bancos de investimento e lar de boa parte dos maiores investidores do mundo. Warren costuma dizer que, ao evitar o contato com a ganância e as mudanças de humor de Wall Street, tornou-se um investidor melhor.

2 - Dê a seus filhos apenas oportunidades: Peter Buffett diz que seu pai lhe ajudou a dar os primeiros passos na carreira. Viver da herança do megainvestidor, no entanto, não foi uma opção que esteve a seu alcance. O pai costumava dizer: "Dê o suficiente para ele fazer qualquer coisa, mas não o suficiente para ele não fazer nada." Mesmo que você não tenha o dinheiro e a influência de Warren Buffett para ajudar seus filhos, fica a lição de que se esforçar para lhe pagar uma boa faculdade, por exemplo, é uma sábia decisão. Mas os filhos devem saber que chegará uma hora em que eles terão de se virar para a própria carreira deslanche.

3 - Não se esqueça da filantropia: É lógico que Peter Buffett tem mais condições de fazer caridade do que a maioria dos seres humanos. Mas a lição vale para qualquer um. Em 2006, Warren e Susan Buffett doaram 1 bilhão de dólares a cada um de seus filhos para que eles praticassem a filantropia. Em conjunto com sua mulher, Jennifer, Peter Buffett criou a Fundação NoVo, que ajuda mulheres e adolescentes que "sofrem com a violência e a discriminação simplesmente porque são do sexo feminino". Peter conta que um dia Warren lhe perguntou: "Você acha que isso vai afetar sua música?" Na época, ele conta que considerava a carreira musical e a filantropia coisas completamente dissociadas. Mas hoje ele acredita que sua música se tornou mais interessante graças à fundação NoVo.

4 - Invista em potencial: Os grandes investidores entendem que os maiores retornos não vêm das melhores empresas, mas das companhias injustamente pouco valorizadas pelo mercado. Peter diz que usou esse mantra em sua fundação. "Se você investir em um ativo subvalorizado e deixá-lo crescer, o mercado vai reconhecer seu valor, o que lhe trará um retorno enorme", diz.

5 - Faça o que você gosta: "Meu pai sempre me disse para fazer o que eu amo", afirma Peter. Meu pai me dizia: "Não faça nada além de sua paixão - se você tiver sorte o suficiente para encontrá-la." O mais difícil, relata Peter, foi descobrir qual caminho traria a felicidade.

Fonte! Chasque publicado no sítio do Portal Exame, no dia 22 de junho de 2010, na seção Fianças Pessoais/Bolsas - http://www.portalexame.abril.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário