quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

10 ideias para economizar 10 reais todos os dias

Se você acha que é impossível economizar qualquer centavo em meio à crise financeira ou com salários baixos, precisa descobrir formas simples e que funcionam lendo este artigo.

Sempre ouvimos aquele ditado popular que diz que "dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar",mas o inverso também pode ser tão verdadeiro quanto esse, ou seja, a falta de dinheiro para quitarmos nossas dívidas e suprir as necessidades básicas de nossa família certamente traz desespero a qualquer pai e mãe.

Mas conseguimos evitar que esse pesadelo tome conta de nossas vidas se começarmos a ter disciplina e mudar nossos hábitos sociais e culturais, deixarmos de ser totalmente consumistas e passarmos a ser mais poupadores.

Podemos e conseguimos economizar um pouquinho aqui e outro ali todos os dias sim! Basta termos coragem para começar. Acompanhe as dicas a seguir e decida hoje ser mais feliz, aprendendo a ser uma pessoa econômica:

  • 1. Pague suas contas em dia
Sabemos exatamente o dia certo que vencem todas as contas que temos, sejam de água, luz, telefone, internet, e outras, todas vencem em dias determinados por nós mesmos, ou seja você pode ligar e pedir o dia que deseja pagar sua conta.

Planeje a melhor forma para que não ocorram atrasos no pagamento, débito em conta é uma saída, dessa forma estará evitando juros e multas por atraso que podem pesar na sua próxima fatura.
  • 2. Tenha um cofrinho na cozinha
Você pode adquirir aqueles cofrinhos bem simples de plástico mesmo que compramos em casas de R$ 1,99; adquira um resistente que seja bem difícil de ser aberto.

Coloque seu troco de moedas ali todos os dias, crie em sua família esse hábito. Para animar escolham um objetivo, algo que decidam fazer em família com o dinheiro que juntarem no cofrinho, por exemplo: uma viagem curta, um passeio, um aniversário. Ensine seus filhos a economizar.

  • 3. Descubra os dias das ofertas
A maioria dos supermercados cria o dia da feira, o dia da carne, entre outras ofertas em dias da semana específico. Essas ofertas sempre são compensadoras, no dia seguinte normalmente os produtos voltam ao preço normal, então descubra próximo a você ofertas de seu supermercado e programe-se para comprar nesses dias especiais.
  • 4. Tenha um caderno de controle diário das despesas
Essa dica foi trazida por diversos especialistas da área de empreendedorismo em um curso de autossuficiência que participei recentemente. Esses empresários de sucesso, afirmam que as anotações diárias de nossas despesas podem gerar uma economia de mais de 20% ao mês e até 30% ao ano.

Claro, para que isso se concretize precisamos ter disciplina e organização, mudar os hábitos e anotar semanalmente nossos gastos, para nos habituarmos e então passarmos a anotar diariamente.
  • 5. Mentalize diariamente essa pergunta: Eu realmente preciso disso hoje?
Quando tiver aquele desejo compulsivo de adquirir uma peça de roupa, um calçado, uma joia, ou algo, pense por um segundo se realmente está precisando daquela roupa, analise quanta falta aquele dinheiro gasto pode causar no final do seu mês e do seu orçamento.
  • 6. Vá ao supermercado de barriga cheia
Procure sempre fazer suas compras após ter feito suas refeições, ou algum lanche, pois seu cérebro pode exigir que você compre um pouco além do necessário se for ao supermercado com muita fome.

Nosso organismo nos manda mensagens de anseio por satisfazer aquele vazio, observe que em um momento em que está com fome, comeria qualquer coisa, porém se não estiver já passa a ser mais seletivo em sua escolha.
  • 7. Diminua as saídas para comer fora
Resolvemos fazer isso aqui em casa e ajudou muito a economizar, programamos nossas saídas ao parque para depois do almoço, não mais na hora do almoço como costumávamos fazer.

Assim conseguimos economizar bastante com comida, sem contar que garantimos uma alimentação mais adequada e saudável escolhendo verduras e frutas ao invés de conservantes.
  • 8. Compre objetos e roupas usadas
Principalmente se você tem filhos pequenos, sabe quanto gasto consegue economizar com roupas, brinquedos, sapatos, berços, móveis, etc., adquirindo coisas usadas, mas com boa qualidade.

Você pode, com ajuda do seu esposo reformar coisas, consertar coisas, e criar coisas também, gerando economia doméstica para dentro do seu lar.
  • 9. Aprenda a dizer não
A arte de ser um bom pai e uma boa mãe, não está naqueles momentos sublimes das fotos perfeitas e felizes tiradas em família; provamos que somos capazes de ser bons pais, quando sabemos dizer não. Nossos filhos precisam disso, carecem aprender de nós limites e restrições.

Não tente preencher sua falta de tempo com bens materiais, ao invés disso, consiga tempo de qualidade com seus filhos, evite criar seres humanos mais descontentes com tudo quando crescerem.
  • 10. Use o que tem disponível em casa
Podemos usar a internet como fonte rica de informação e comunicação, assim evitamos adquirir jornais e revistas; podemos enfeitar nossa casa com a reforma daquele quadro ou com a pintura daquele guarda-roupa, entre outras formas de reciclar muitos objetos que temos disponíveis em casa e que com um pouco de esforço podem passar a ser novos novamente.

Além dessas dicas, existem muitas outras milhares de dicas na internet que você pode encontrar para começar hoje mesmo a mudar sua mentalidade, seus hábitos e seu consumismo. Aplique em sua vida e na sua família e poderá garantir uma mente mais tranquila na hora de dormir.


Fonte! Chasque (postagem) de Cidele Carvalho, publicado no sítio Família. Abra as porteiras clicando em  http://familia.com.br/economia/10-ideias-para-economizar-10-reais-todos-os-dias
book381 Twitter Google+24 LinkedIn9 E-mail69 Total: 483 Todos os anos você deveria fazer a seguinte pergunta: “Quanto enriqueci neste ano?” Neste artigo você aprenderá como verificar se está ficando mais rico ou mais pobre ano após ano. Muitos leitores iniciantes do Clube dos Poupadores se decepcionam quando calculam quais foram os frutos que sobraram depois de um ano inteiro de trabalho duro. Eles percebem que grande parte das riquezas que conseguiram ...

Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/consumo/quanto-voce-enriqueceu-este-ano.html © Clube dos Poupadores