quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Para ter sucesso é preciso, antes, ser mão-de-vaca", diz Sr. Dinheiro

No primeiro dia da Expo Money em Brasília, economista do Fantástico orienta visitantes a como poupar mais e gastar menos


Sr. Dinheiro na Expomoney Brasília
A quinta-feira, 10 de agosto der 2011, marcou o primeiro dia da 5ª edição da Expo Money, em Brasília. Um dos destaques foi o bem humorado, Luis Carlos Ewald, o Sr. Dinheiro do programa Fantástico, da Rede Globo. Na palestra “Dicas para fazer sobrar dinheiro”, ele provocou o público dizendo que não devemos retornar as ligações telefônicas recebidas. O motivo: "deixe que liguem de volta ou você gastará ao efetuar a ligação, afinal, quem quer falar contigo é quem ligou e não o contrário", disse, conclamando todos à economia total.

O economista foi categórico ao afirmar que o celular é um dos grandes, se não o principal, vilões do orçamento. “Observo pessoas gastando o que não pode por simples falta de controle, ansiedade e modismo", destacou o palestrante sugerindo, ainda, um código de número de chamadas para reduzir os custos das ligações.

Além de arrancar boas risadas da plateia com seus conceitos de mão de vaca, o Sr. Dinheiro também mostrou que para começar a equilibrar suas finanças pessoais é fundamental repensar alguns hábitos que certamente farão muita diferença quando colocados na ponta do lápis.

Raio-x do orçamento familiar

O economista apontou a importância de promover uma revolução no orçamento para quem se interessa em solidificar a o equilíbrio. Uma das principais dicas apontadas é realizar um raio-x de suas despesas e de sua receita para, assim, saber em que pé está as suas finanças. “Junte toda a família e anote todos os gastos que fizeram no último mês, assim que tiver esse hábito, comece a anotar gastos menores como problemas domésticos, com carros, gorjetas, e por aí vai...”.

O Sr. Dinheiro garantiu que a surpresa será certa: "toda a família se surpreenderá ao ver que 30% dos gastos geralmente não se é lembrando no mês anterior”. O objetivo é verificar o cenário real da família para, aí sim, criar um plano de redução de gastos e aproveitamento de boa parte da renda familiar. “Para ter sucesso é preciso, antes, ser mão-de-vaca”, aconselha.

Brasília recebe entre hoje e amanhã a 5ª edição da Expo Money. A próxima capital será Goiânia, no dia 13, que também contará com a participação do Sr. Dinheiro.

Chasque publicado no sítio (blog) da Expomoney, no dia 10 de agosto de 2011, por  Andressa Marques (Redação Expo Money). Abra as cancelas clicando em www.expomoney.blogspot.com.