segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

5 passos para fortalecer sua vida financeira

Aproveite o começo do ano e escreva uma nova história

Sou radicalmente contra soluções simplistas e ingênuas como “economize um cafezinho por dia e, em trinta anos, você estará andando de Rolls Royce”, mas em alguns momentos precisamos cortar gastos. E infelizmente nossos caminhos para sair de uma situação de desequilíbrio financeiro são restritos, pela própria matemática, a dois: aumentar os ganhos ou gastar menos. Se você é uma pessoa como a grande maioria, para resolver um desequilíbrio de curto prazo, é mais viável partir para os cortes de despesas do que o aumento das receitas. Aumentar seu salário ou os lucros de seu negócio não é algo que se consiga fazer unicamente pela força de nossa vontade, já sobre as despesas temos condições de exercer algum tipo de controle.

Por isso, para colocar uma situação financeira completamente caótica em uma situação de equilíbrio, não hesite em cortar, sem dó e sem culpa. Vai doer, mas acredite, essa dor será recompensada.Se você quer mudar, algo terá que mudar. Uma vida financeira equilibrada e sólida é, em grande parte, resultado de bons hábitos financeiros. E um hábito, como sabemos, não é algo exatamente fácil de mudar. Uma mudança de hábito exige energia, coragem, disciplina e comprometimento consigo mesmo. Vivemos cercados de pessoas que optaram, conscientemente ou não, por viver dentro dos limites da mediocridade (ou até abaixo disso), por medo ou falta de disposição de sair da famosa “zona de conforto”. Sem mudanças de hábito duradouras e consistentes, todo esforço feito para resolver um desequilíbrio financeiro (e toda dor resultante desse processo) será jogado no lixo. Não se permita perder aquilo que conquistou!

Cada dia é uma nova batalha. Não importa o que aconteceu antes, a vida é daqui para a frente. Naturalmente suas atitudes e decisões do passado foram determinantes para sua atual situação financeira, seja ela boa ou ruim. Mas o que vai determinar se você caminhará rumo à riqueza ou à ruína completa é aquilo que você faz HOJE. Seu ponto de poder é o ponto presente. Não perca uma oportunidade de otimizar seus gastos, de usar seu dinheiro com sabedoria ou de aproveitar as oportunidades que aparecem à sua frente, AGORA! Cuide de seus registros. O iminente físico irlandês William Thomson (também conhecido como Lord Kelvin) tinha uma frase célebre que dizia “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Ele devia saber o que estava falando...

Para que a sua situação financeira melhore, é imprescindível ter registros precisos e detalhados de suas transações financeiras – tudo o que entra e tudo o que sai. A rotina de manter registros financeiros nos permite ter uma “visão panorâmica” sobre nossa situação financeira, e nos ajuda a evidenciar uma série de problemas que, de outra forma, não conseguimos (ou não queremos) observar. Dê-se, então, a oportunidade de ter sempre um retrato fiel e em tempo real de sua vida financeira, pois será sua principal ferramenta de tomada de decisão.Sempre visualize seu sucesso. Você tem algum objetivo maior, materialmente falando? Equilíbrio financeiro é algo de suma importância, mas uma vida financeira “apenas” equilibrada não faz muito sentido. No fim das contas, é o supérfluo que faz a vida ter graça...

Qual o seu desejo extravagante? Um carrão exótico? Uma casa na praia? Uma aposentadoria precoce? Defina um objetivo e crie para si um “ambiente de sucesso”. Coloque, por exemplo, uma foto daquilo que deseja no fundo de tela de seu computador, ou em algum outro lugar visível. Ter contato freqüente com seu objeto de desejo é uma forma eficiente de mantê-lo motivado e firme em seu propósito, faça isso. Mas por favor não misture as coisas. Seja realista, prático e não transforme isso em alguma espécie de ritual religioso ou místico. Não espere por milagres, siga em seu caminho e não se esqueça dos quatro passos anteriores. O verdadeiro milagre está em você.

André Massaro - Administrador e pós-graduado em Economia, já foi executivo financeiro de empresas e instituições financeiras e consultor especializado em finanças corporativas e desenvolvimento de negócios. Atualmente é trader independente de ações e derivativos, consultor em finanças pessoais e corporativas, educador financeiro, palestrante, criador do método Moneyfit e autor dos livros MoneyFit (Matrix Editora) e Por Dentro da Bolsa de Valores (editora Urbana). http://www.moneyfit.com.br/.

Fonte! O presente chasque foi publicado no sítio Caminhando Junto, do amigo e parceiro Adriano Carvalho, no dia 05/02/2011. Para acessá-lo, basta abrir a cancela clicando em http://www.caminhandojunto.com.br/.

4 comentários:

  1. Olá Gaúcho,

    Muito bom o texto! Não conhecia este site e pelo que vi tem muitos artigos interessantes!

    Valeu pela dica!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Naelyan

    O sítio Caminhando Junto é parceiro desde o nascimento do O Bolso da Bombacha.

    Vou dar uma camperiada mais minuciosa no Moneyfit, pois pelo que vi, tem muito artigo dos buenos publicado.

    Grande abraço

    Valdemar Engroff

    ResponderExcluir
  3. Podemos ganhar uma promoção no trabalho, conseguir um novo emprego com um salário maior, mas, se continuarmos insistindo em permanecer na "zona de conforto", nossa vida sempre será a mesma, pois somos uma sociedade consumista e gastadora. A solução não é aumentar o rendimento, mas poupar e multiplicar.

    ResponderExcluir
  4. Otávio!

    Como diz a bíblia: "crescei e multiplicai-vos...."

    Nós na educação financeira e nas nossas atitudes poderemos usar a expressão em relação ao dinheiro: "faça o seu dinheiro crescer e se multiplicar". Se consegue com a mágica do juro composto, pagando-se sempre em primeiro lugar (fora da corrida dos ratos....).

    E isso não é tão difícil. Basta começar.

    ResponderExcluir