No primeiro dia da Expo Money em Brasília, economista do Fantástico orienta visitantes a como poupar mais e gastar menos
Sr. Dinheiro na Expomoney Brasília |
O economista foi categórico ao afirmar que o celular é um dos grandes, se não o principal, vilões do orçamento. “Observo pessoas gastando o que não pode por simples falta de controle, ansiedade e modismo", destacou o palestrante sugerindo, ainda, um código de número de chamadas para reduzir os custos das ligações.
Além de arrancar boas risadas da plateia com seus conceitos de mão de vaca, o Sr. Dinheiro também mostrou que para começar a equilibrar suas finanças pessoais é fundamental repensar alguns hábitos que certamente farão muita diferença quando colocados na ponta do lápis.
Raio-x do orçamento familiar
O economista apontou a importância de promover uma revolução no orçamento para quem se interessa em solidificar a o equilíbrio. Uma das principais dicas apontadas é realizar um raio-x de suas despesas e de sua receita para, assim, saber em que pé está as suas finanças. “Junte toda a família e anote todos os gastos que fizeram no último mês, assim que tiver esse hábito, comece a anotar gastos menores como problemas domésticos, com carros, gorjetas, e por aí vai...”.
O Sr. Dinheiro garantiu que a surpresa será certa: "toda a família se surpreenderá ao ver que 30% dos gastos geralmente não se é lembrando no mês anterior”. O objetivo é verificar o cenário real da família para, aí sim, criar um plano de redução de gastos e aproveitamento de boa parte da renda familiar. “Para ter sucesso é preciso, antes, ser mão-de-vaca”, aconselha.
Brasília recebe entre hoje e amanhã a 5ª edição da Expo Money. A próxima capital será Goiânia, no dia 13, que também contará com a participação do Sr. Dinheiro.
Chasque publicado no sítio (blog) da Expomoney, no dia 10 de agosto de 2011, por Andressa Marques (Redação Expo Money). Abra as cancelas clicando em www.expomoney.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário