terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Bolso da Bombacha! o mate das finanças há um ano no ar!

Pois foi no dia 18 de dezembro do ano de 2009 que escancaramos as porteiras deste humilde galpão, com a proposta de trazermos chasques com a abordagem financeira. Em primeiro plano para os de botas e bombachas e para as prendas. E depois, para a gauchada em geral, do nosso Rio Grande do Sul, bem como de todo o Brasil e até do exterior.

Em 2009, ou seja, em 13 dias publicamos 16 chasques. E quando este chasque por postado, em 2010 totalizaremos até então 200 chasques, com mais de 12.400 vistantes até o momento.

Aproveitamos para agradecer a presença com a sua cuia de mate, dos tradicionalistas que aqui bebem o mate das finanças pessoais. Agradecemos também aos não tradicionalistas, muitos dos quais que se tornaram amigos deste gaúcho.

Aproveitamos para desejar um bom final de ano a todos. E aos que ainda não entraram no rol dos controles financeiros do seu rancho, o que temos a dizer (palavra de quem faz desde 2008), não é difícel fazer. E depois que se começa a fazer, é um vício dos mais buenos fazer as anotações dos ganhos, dos gastos, dos investimentos, enfim, do planejamento financeiro, fazendo da sua casa, como se fosse uma empresa.

Eis o chasque número 1, publicado no dia 18 de dezembro de 2009. E com orgulho, estamos seguindo a risca o que naquela data pretendíamos fazer aqui neste modeste galpão.


Estamos chegando a galope!
Bueno!


Caros Tradicionalistas e gauchada em geral!

Estamos acostumados a divulgar o Movimento Tradicionalista Gaúcho, os eventos dos nossos CTGs, de Alvorada, da 1ª Região Tradicionalista do RS e do MTG, em dois jornais daqui de Alvorada (Jornal A Semana desde dia 03 de dezembro de 1998 e Jornal de Alvorada desde março de 2007). Ambos tem circulação semanal.


Fomos por sete anos consecutivos o responsável pela divulgação do Tradicionalismo Gaúcho na 1ª Região Tradicionalista do RS, ocupando o cardo de Diretor de Divulgação (de 2000 a 2007).


Temos mais de 120 CTGs filiados somente na 1ª Região. Temos no Rio Grande do Sul mais de 1.500 CTGs filiados. Ao todo, temos no Brasil e no exterior, somados aos do Rio Grande, mais de 3.000 entidades filiadas.

Agora vejam: Tudo isso é movido a dinheiro. Tudo isso, além de ser o maior segmento cultural organizado do mundo, faz gerar a economia, pois, estes tradicionalistas tem carro, tem suas pilchas, muitos tem cavalos, e aí vai ração, cocheira, alfafa, medicamentos..... Os CTGs são como empresas, pois realizam eventos, compram carne, outros alimentos, bebidas, e contratam o conjunto, ou seja, tudo isso é uma roda vida. É a economia gerada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Mas, neste espaço, dedicado em especial aos tradicionalistas, vamos abordar as FINANÇAS PESSOAIS, pois, o gaúcho, mesmo sendo um fervoroso tradicionalista, também ENVELHECE. E se não se preocupar em fazer uma PREVIDÊNCIA PRIVADA, e/ou outros investimentos ao longo de sua vida, quando se aposentar, aí poderá ser tarde demais, e vai depender da aposentadoria do INSS.

E sabes o que quer dizer INSS????????

Resposta: ISSO NUNCA SERÁ SUFICIENTE.

Portanto, estaremos trazendo CHASQUES sobre os diversos meios e modos de o vivente fazer os seus investimentos para o futuro. O primeiro passo É NÃO GASTAR MAIS DO QUE GANHA. o segundo passo poderá ser FAZER UM ORÇAMENTO DO SEU RANCHO, anotando todas as RECEITAS e todas as DESPESAS, isso mês a mês!

Cordiais Saudações Tradicionalistas

Valdemar Engroff

5 comentários:

  1. Buenas meu amigo!

    Gosto de ler as suas colunas, eu há muito tempo utilizo uma planilhinha que eu a chamo de "sobra mês"..rsrs. Um amigo lá da empresa, que também é contador, já me deu essa dica de fazer uma Previdência Privada, mas não me imagino ainda aposentando(rssrs), e meu foco hoje é ter o meu próprio rancho e tenho muitas dúvidas quanto a este assunto.

    Parabéns pelo 1 ano servindo o povo gaúcho, ops! cariúcho, digo o brasileiro.

    Um baita abraço,
    Valmir Gomes

    ResponderExcluir
  2. Prezado Valmir. Gaúcho da pura cepa do Rio... de Janeiro!

    Segundo Augusto Sabóia, consultor desta área, que no ano passado deu uma palestra a respeito na Expo Money Porto Alegre, ele foi taxativo: quanto mais cedo tu começas, com menos tu vais iniciar a tua previdência privada. Eu comecei com 40 anos o meu fundo de pensão. E eu comecei atrasado. As minhas filhas, de 20 e 13 anos já estão com a sua previdência privada há mais de dois anos. Quando elas chegarem na minha idade, terão o suficiente em valores desta aposentadoria complementar para viver até o fim dos seus dias.

    Portanto amigo Valmir. Não é cedo não. Antigamente se dava pro netinho ou pro filhinho no seu nascimento uma caderneta de poupança. Hoje o presente é uma previdência privada. Faça já a sua. Leia bastante. Comece agora, pois a perspectiva de vivermos mais já é uma realidade e viver mais na pindaíba, na penúria, na miséria, isso não é bom pra ninguém. Nem pro velho, nem pros seus filhos e pros seus neto...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Valdemar!
    Sou estudante de Relações Públicas da ULBRA e, atualmente estou desenvolvendo uma pesquisa de opinião para uma corretora de ações. Gostaria que me passasse seu e-mail, pois achei interessante seu blog e gostaria de ver sua disponibilidade para responder uma pesquisa via e-mail.

    Desde já agradeço.

    Érica Baratter

    ResponderExcluir
  4. Já aproveito para deixar meu e-mail: erica.baratter@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Mas ah, gaudério! Parabéns pelo aniversário do Galpão Virtual. Este colega te admira e convida a visitar meu outro blog, recém criado, que tem como última postagem um artigo que trata dos fundos de previdência: http://pordentroenahora.blogspot.com/2010/12/fuja-dos-planos-pgbl-e-vgbl-diz.html
    Baita abraço!

    ResponderExcluir