sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Expo Money traz balanço com o perfil dos participantes pelo Brasil

Pesquisa realizada nas 12 cidades mostra as diferenças entre a preferência dos investimentos, perfil, gênero e também aponta o interesse crescente dos jovens e mulheres pela bolsa de valores

São Paulo, 8 de dezembro de 2010 - A Expo Money, maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina, chegou ao fim de mais uma circuito e completou 54 edições ao longo de oito anos. O evento, que percorreu 12 cidades brasileiras - Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) – reuniu ao longo de todo território nacional mais 46 mil participantes interessados em aprender a gerir suas finanças, eliminar dívidas, iniciar aplicações e dedicar mais tempo aos investimentos para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazos.

Além de levar conhecimento e informação através de exposições com as principais empresas do segmento e cerca de 460 palestras, com a participação de experts em finanças pessoais e investimentos, a viagem educativa pelo Brasil permitiu também traçar um perfil e conhecer as características de cada estado através da pesquisa realizada pela Expo Money com os inscritos.

"É importante conhecermos bem o nosso público para atendermos com eficiência a sua necessidade. Em 2009, por exemplo, através da Clínica Financeira disponibilizamos um serviço personalizado de consultoria financeira gratuita que foi um grande sucesso repetido em várias edições de 2010. Neste ano, foi a vez do público feminino ganhar mais atenção com o Money Mulher", aponta Raymundo Magliano Neto, diretor da Trade Network, organizadora da Expo Money.

Futuro financeiro desde já

A faixa etária dos participantes aponta que a preocupação com a segurança financeira no futuro começa cada vez mais cedo. Na cidade de Ribeirão Preto, por exemplo, 55% dos congressistas tinham até 25 anos. Em seguida, destacaram-se Brasília e Salvador com participantes entre 26 a 34 anos (37%); Belo Horizonte e Rio de Janeiro na faixa de atuação de 35 a 47 anos (26%); e Porto Alegre com visitantes entre 48 e 59 (26%). A cidade que apresentou a maior concentração de congressistas acima de 60 anos, foi Rio de Janeiro, com 6%.

A maior aderência a produtos previdenciários foi identificada em Curitiba e Rio de Janeiro: 30% dos participantes de ambas as edições já possuem um plano contratado. Muitos também pensam em contratar e os com maior intenção estão em Ribeirão Preto, com 37%. Quanto ao perfil de atuação, a maioria dos participantes considerados investidores "conservadores" estão localizados no Recife, como 31%.

Porto Alegre concentrou a maioria tida como "moderada", com 27%, e a maioria considerada "atuante", com 28%. Na companhia dos cariocas, os gaúchos também foram apontados como os investidores mais "arrojados" de todo o circuito, com 10%.

Na hora de escolher um produto para aplicar seus recursos, a menina dos olhos dos investidores ainda é a poupança, ideal para objetivos de curto prazo. Líder absoluta em todos os estados do país, a cidade que apresentou o maior percentual de adeptos foi a cidade de Recife, com 55%. Mantendo o perfil conservador da grande maioria dos investidores nacional, o segundo lugar na preferência dos investidores, ficam com os fundos de renda fixa e CDBs, com destaque maior atingido na capital gaúcha com 31% dos visitantes adeptos.

Os gaúchos novamente lideram na opção de investimento de ações, com 44%, seguido do Rio de Janeiro (37%) e São Paulo (34%), o que mostra que as três capitais, que estão os estados com maior número de investidores, revelam um grande potencial de crescimento quando o assunto é renda variável. Já as capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) ainda destinam a menor fatia para a bolsa de valores, cerca de 20%.

Terra da bolsa

Dada sua importância no mercado financeiro, a capital paulista foi cenário da edição comemorativa da 50ª edição Expo Money por todo o país. O evento contou com a presença de 18.506 visitantes que puderam conferir de perto a exposição de cerca de 100 empresas do segmento e mais de 130 palestras. A edição teve ainda a presença ilustre de um dos mais respeitados traders do mundo, Alexander Elder e a estreia do Money Mulher. Coordenado pela consultora financeira Sandra Blanco, o espaço destinado ao público feminino reuniu 1.800 participantes e promoveu diversas atividades, palestras e workshops para esclarecer e orientar as dúvidas sobre o futuro dos investimentos para as mulheres.

Sede da bolsa de valores nacional, o estado de São Paulo segue como líder no ranking de investidores da Bolsa. Segundo a BM&FBOVESPA, em novembro, o estado atingiu 266.441 investidores ativos; quase o triplo de investidores que o segundo colocado, o Rio de Janeiro, com 98.348. Como investidores, os paulistas apresentam perfil mais jovem já que a grande maioria atuante, 65% possui até 34 anos, e sem dependentes, 64%.

Gaúchas x paulistas

As mulheres, que tiveram um espaço cor-de-rosa especial nas edições de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, também surpreenderam na participação e interesse em conhecer os produtos de investimentos. São Paulo novamente despontou com o número de mulheres no evento, mas não na capital, e sim no interior, em Ribeirão Preto, com 41% do público. A vice-liderança ficou com Vitória (38%), depois São Paulo, Salvador e Florianópolis (36%). As gaúchas que tiveram menor número, com apenas 26% dos participantes.

Serviço: Circuito Expo Money 2011
05 e 06 de Abril – Expo Money Curitiba
16 de Abril - Expo Money Ribeirão Preto
26 e 27 de Abril – Expo Money Fortaleza
04 e 05 de Maio – Expo Money Salvador
25 e 26 de Maio – Expo Money Recife
08 e 09 de Junho – Expo Money Florianópolis
10 e 11 de Agosto – Expo Money Brasília
13 de Agosto – Expo Money Goiânia (nova)
22 a 24 de Setembro – Expo Money São Paulo
18 e 19 de Outubro – Expo Money Belo Horizonte
26 e 27 de Outubro – Expo Money Vitória
09 e 10 de Novembro – Expo Money Rio de Janeiro
23 e 24 de Novembro – Expo Money Porto Alegre

Informações e inscrições: http://www.expomoney.com.br/
Imprensa Expo Money
Telefone: (11) 3094 3442/7721-5077
Cristiane Moraes (cristiane@expomoney.com.br)

Fonte! Chasque publicado no sítio http://www.ipoom.com/, no dia 08 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário