quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atitude 23! Peão e Prenda na Bovespa. Porque não?

Bueno! Sempre passei ao largo das páginas de economia nos grandes jornais. Sempre tive arrepios quando se falava em investir em bolsa de valores. Sinceramente, achava este filão do mercado, o caminho de uma gastrite, de uma úlcera, de doenças graves. Então sobravam os investimentos conservadores que pagam migalhas, como a tradicional poupança.

Mas isso faz parte do passado. E com certeza, com esta visão conservadora, deixei de ganhar muitos e muitos cobres não aplicando eles na Bovespa. E olha! Tendo poucos cobres no bolso da bombacha, existem duas maneiras bem fáceis de aplicar em renda variável:
1 - Aplicar em Fundo de Investimentos de Ações
2 - Clube de Investimentos

Além, é claro, o vivente deve abrir uma conta numa corretora, cujas taxas variam de uma para outra. Basta dar uma camperiada no sítio da Bobespa - http://www.bmfbovespa.com.br/ e ver a lista de corretoras e pesquisar nos seus respectivos sítios. Camperiando tu vais achar corretoras que aceitam valores irrisórios como depósito periódico em ambos os investimentos. Já achei, em ambos os casos valores mínimos exigidos de R$ 100,00.

E para o vivente se aprofundar um pouco mais, leia o chasque que foi publicado no sítio do Correio Brasiliense: "Número cada vez maior de jovens se aventuram no mercado de ações", abrindo a porteira clicando - http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/19/economia,i=213674/NUMERO+CADA+VEZ+MAIOR+DE+JOVENS+SE+AVENTURAM+NO+MERCADO+DE+ACOES.shtml

Baita Abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura

2 comentários:

  1. Gaúcho,

    Há uns 4 meses atrás, eu me considerava investidora conservadora. Não queria de jeito algum investir em renda variável. Só na renda fixa - através do tesouro direto. Quanto mais estudei, li e aprendi, vi que o risco seria depender exclusivamente dos títulos públicos para garantir minha aposentadoria. Já que a tendência no longo prazo é que o Brasil diminua os juros pagos em seus títulos. (E consequentemente os ganhos dos investidores).
    Agora a renda variável faz parte dos nossos investimentos. Dentro de uma estratégia de buscar a média do mercado através de um índice.

    Acho que o mais importante antes de tirar conclusões (invisto ou não na bolsa) é buscar informações, aprender bastante entender as consequencias de se investir na bolsa ou não!

    Boa sorte e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Neyland.

    Entrei meio que sem querer no mercado da renda variável. Até errei no entrar, pois me cadastrei na primeira corretora que me foi sugerida num curso rápido sobre ações (sem fazer a tradicional pesquisa de mercado), onde não pesquisei preços de taxas.... e hoje vejo que o mercado tem a sua concorrência. Até anotei as corretoras que não cobram taxas para aplicações no T. Direto, do teu sítio.

    Apenas aplico em fundo e clube, pois os meus cobres não sugerem aplicar direto via home brocker..... fato isto sugerido pela própria corretora, no caso a Gradual.

    Muito aprendi. Muito vou aprender e se não tenho ações da Petrobrás (ref. ano 2000), foi por falta de conhecimento, pois eu tinha saldo do FGTS....

    Desejo uma ótima semana pra ti e obrigado pela parceria

    ResponderExcluir