sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cooperativas de Crédito: gás na sua vida financeira!

Crédito. 
 
Nas últimas duas décadas, muita coisa mudou na economia brasileira. Um avanço bastante interessante deste período foi a popularização do acesso ao crédito. Até o começo da década passada, o pessoal de baixa renda só conseguia crédito nas lojas populares. Muitos não tinham amplo acesso aos produtos bancários, que ficavam reservados para a classe média e os ricos. Inserido neste movimento de expansão do crédito popular, observamos outro ainda mais interessante: a proliferação das cooperativas de crédito, ou cooperativas financeiras. Desconhece? Elas podem estar bem pertinho de você!
 
Um banco... melhorado!  
 
O que faz uma cooperativa financeira? Oferece serviços de conta corrente, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento (internet banking e cartões), crédito, investimento, previdência, consórcio, seguros e toda a gama de serviços financeiros que você normalmente encontraria em um banco. Uma cooperativa financeira oferece tudo aquilo que um banco lhe oferece, mas não é exatamente um banco, pois seus donos não são banqueiros, mas os próprios cooperados. Justamente por isso, os juros são baixos e os resultados financeiros são redistribuídos aos integrantes.
 
Sim, o bem comum.
 
Cooperativas bem planejadas e bem geridas (a maioria), por constituírem em sua essência um sistema de geração de valor compartilhado, visam sempre o bem comum, focando na prosperidade de todos os cooperados (e não só de alguns privilegiados). Cooperativas financeiras visam promover esta prosperidade numa das áreas mais importantes de nossa existência: a vida financeira. Conforme o relatório "50 Maiores", do Bacen, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) já é o sexto maior "banco" do mercado financeiro brasileiro, crescendo a taxas superiores a 10% ao ano.
 
Educação!  
 
Cooperativas financeiras têm bem mais a oferecer do que "apenas" bons produtos e serviços: têm educação! Todos os anos, milhares de cooperados passam por palestras, oficinas, cursos e atendimentos para sua vida financeira e empreendedora. O objetivo é ajudá-los a se planejarem e se controlarem melhor, extraindo mais qualidade de vida do seu dinheiro, e ainda fazendo sobrar para contribuir com os mais necessitados. Afinal, não é só uma questão de se ter mais dinheiro, mas de saber usá-lo melhor, como alavanca de prosperidade para toda a sociedade. Isto está na missão do cooperativismo financeiro brasileiro, e está na prática de nossas melhores cooperativas financeiras!
 
Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas. Mentor do Clube de Coaching Money® do PROFE®, é autor de bestsellers de Finanças Pessoais e Empreendedorismo, como "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e “A Virada na Carreira”, e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br
 
Fonte! Este é um chasque do Professor Marcos Silvestre, publicado no sítio Facebook, em 27 de abril de 2016. Abra as porteiras clicando em: 

O logo buscamos no sítio da CRESAL, uma pequena cooperativa de crédito, onde somos associados:
......................................

Observação!

Já comentamos e já publicanos chasque (post) aqui no sítio de bombachas. O nosso rancho, por exemplo, foi construído em formato de pequenos empréstimos, até 24 vezes, onde terminava um e começava outro.... Bom.... publicamos um chasque alusivo aos 30 anos da CRESAL, onde somos associados, onde entre outros fatos, citamos este "financiamento da casa própria", em tempos do hoje extinto BNH (Banco Nacional da Habitação). Abra as porteiras clicando em http://obolsodabombacha.blogspot.com.br/2013/09/atitude-74-cooperativa-de-credito-mutuo.html

Valdemar Engroff - o Gaúcho Taura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário