quinta-feira, 10 de março de 2011

Cerca de 40% dos novos investidores da bolsa de valores são mulheres

Paciência, visão de futuro e preocupação com finanças fazem delas investidoras em potencial

Donas de mais da metade das contas correntes e dos cartões de crédito no país, as mulheres têm conquistado, aos poucos, um espaço no mercado financeiro.

Atualmente, o público feminino representam 23,7% do total de pessoas físicas que investem na bolsa de valores no país. Segundo estudos recentes, elas chegam a 40% do grupo de novatos nas movimentações em ações.

O número de mulheres que investe em ações cresceu dez vezes, nos últimos oito anos, conforme dados da BM&F/Bovespa. Em 2002, elas somavam um público de 15 mil investidoras. O índice saltou para a casa dos 152 mil no ano passado.

— Ações devem ser vistas como um veículo de poupança em longo prazo, rentável, simples e acessível a todos— resume o especialista em Finanças e gerente da TB Investimentos, Leandro Corrêa.

Apenas no ano passado, o o público feminino movimentou R$24,4 bilhões em ações. Os principais motivos que fazem delas investidoras em potencial são paciência, visão de futuro e preocupação com as finanças, principalmente dos filhos.

Apesar de crescer o número de investidoras, a Bolsa tem a pequena fatia de 3% nas preferências de investimentos. Já a poupança representa 74%, seguidos pelos imóveis, os fundos e a previdência com 10%, 9% e 7% , respectivamente.

Fonte! Chasque publicado no Portal ZH Dinheiro - http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro, no dia 09 de março de 2011

7 comentários:

  1. Ola Gaucho!!
    Acabo de conhecer seu blog. Muito , mas muito legal mesmo. Uma maneira diferente de contar os causos da economia, tomando um chimarrão..hehehehe
    Parabéns pela iniciativa. Somos todos gratos por nos fornecer tantas informaçãoes de importantissimo valor.
    Um forte Abraço.
    Evertonric do Finanças Forever.
    No Twitter.com/everton_ric

    ResponderExcluir
  2. Ah, já ia me esquecendo. Então Gaucho, gostaria de pedir parte de seu tempo para visitar meu blog tbem , o mais novo blog sobre finanças e investimentos da internet, O Finanças Forever.
    http://financasforever.blogspot.com
    Como já sou seguidor de seu precioso blog, gostaria que vc tbem nos seguise no Finanças Forever.
    Grato pela compreenção.
    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado EvertonRic!

    Muito obrigado pela visita aqui no meu sítio. Se te oferecemos o chimarrão, que para nós gaúchos é o símbolo da hospitalidade,na próxima, tu comes um churrasco típico conosco.... e se quiseres saber como é um fandango em galpão de CTG, basta "acionar" a Rádio Gaudéria FM ali no lado direito.....

    Obrigado por estar me seguindo. Também já estou seguindo o teu sítio e podes ter certeza, leio muito o que é abordado nos sítios parceiros, pois, muito se aprende com fatos reais ali abordados.

    Volte sempre quando quiser.

    Baita abraço

    Valdemar Engroff - o gaúcho taura!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gaúcho,

    acredito que o aumento do número de mulheres investindo na bolsa de valores é reflexo da expansão da educação financeira para o público feminino. Nos últimos tempos aumentou em muito o número de reportagens, sites e blogs voltados especialmente para este público; a própria Expomoney já percebeu isso e pelo menos aqui em São Paulo, criou um espaço exclusivo para as mulheres que aprenderem mais sobre finanças.
    Temo também o programa de rádio Elas e Lucros, além do site e da própria revista.

    Pouco a pouco as mulheres vão aprendendo, e ganhando espaço. Eu, por exemplo, já faço parte deste time :)


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Naê!

    Concordo plenamente contigo em relação ao espaço que as mulheres estão pouco a pouco ocupando e agora, em relação aos investimentos também, bem como em divulgação e publicações específicas.

    Em 2009 a Expomoney Porto Alegre não tinha esta novidade, mas a edição de 2010 já trouxe o MONEY MULHER, um espaço com mini palestras sobre vários temas com abordagem diversa que tratava das finanças, dívidas, investimentos, financiamentos, leio do consumidor. Até participei de umas palestras e foram muito interessantes e a diferença de uma mini palestra para uma mega palestra é o contato mais direto que o palestrante tem com quem está assistindo e este acaba interagindo com o próprio palestrante, tornando-se assim, como dizemos no Sul, como uma roda de chimarrão....

    Tenha um ótimo final de semana!

    Abraços Valdemar Engroff - o gaúcho taura!

    ResponderExcluir
  6. Caro Valdemar.
    Queria agradecer pela visita no Finanças Forever, pelo comentário e por ter adicionado o meu sitio em sua lista de blogs parceiros.
    Já coloquei o teu sitio em meu sitio tbem.
    Forte abraço amigo!!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Everton

    Não precisa agradecer. Juntos seremos mais fortes. Formaremos um exército dos defensores das finanças pessoais, do controle financeiro e de uma vida melhor.

    Baita abraço

    Valdemar Engroff - o gaúcho taura

    ResponderExcluir