terça-feira, 27 de setembro de 2022

10 Coisas Que Um Profissional Financeiro Não Deve Dizer

Créditos Imagem: AdobeStock

Existem coisas que um profissional financeiro não deve dizer ou prometer para seu cliente. Geralmente essas declarações possuem um teor apelativo e mentiroso, apenas para fechar o negócio.

Para ter um profissional de confiança ao seu lado para te ajudar nas decisões é preciso ficar atento a alguns sinais.

Seu relacionamento com seu consultor, assessor ou gestor deve ser construído com base na confiança e na compreensão mútua. 

Se você não pode confiar nesse profissional, como colocará seu dinheiro suado nas mãos dele?

A melhor consultoria de investimentos segue o Código de Ética, visando a "manutenção dos mais elevados padrões éticos" de práticas no mercado financeiro e de capitais.

Mas nem sempre é fácil saber quando um profissional de investimentos é confiável ou não.

Essas 10 declarações podem ajudá-lo a identificar um profissional que é melhor se afastar.

1- "Eu ofereço uma taxa de retorno garantida."

Sempre que um profissional financeiro diz que pode fornecer uma "taxa de retorno garantida", é uma grande bandeira vermelha.

Nada no investimento é garantido. Os mercados e a economia mudam ao longo do tempo, e os retornos dos investimentos flutuam de acordo.

Por isso, o profissional precisa ser transparente sobre os investimentos, suas respectivas taxas e riscos.

O serviço de consultoria de valores mobiliários não pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados para o investidor.

2- "Você terá um retorno maior se transferir todos os seus ativos para mim."

Embora muitos investidores possam se sentir à vontade para delegar todo seu dinheiro a um único profissional, é perfeitamente normal contratar uma consultoria de investimentos e continuar com seu assessor que já possui relacionamento. 

Nenhum profissional deve tentar impor que transfira todos os seus recursos.

A diferença maior está no custo que o cliente continuará tendo se optar trabalhar com mais profissionais.

3- "Nossa taxa é comparável com as taxas de outras empresas de serviços financeiros."

Essa frase pode não parecer nada demais à primeira vista, mas deve-se tomar cuidado quando ele é usada para evitar dar uma resposta direta a uma pergunta importante: quanto você cobra? 

Qualquer profissional que não lhe dê uma resposta direta a isso não deve ser confiável. 

Essa é a principal diferença entre consultores de investimentos e assessores.

Um bom consultor explicará qual é a taxa, como é calculada, com que frequência é cobrada.

Já o assessor de investimentos mantém sua remuneração escondida nas taxas e spreads que ganha por produto indicado.

4- "Este produto de investimento é isento de riscos. Você não precisa se preocupar, seu dinheiro está seguro."

Nenhum investimento é verdadeiramente isento de riscos. 

Até sua conta poupança tem algum risco, mesmo que o maior risco seja não acompanhar a inflação.

Embora o profissional busque os melhores resultados, o cliente precisa estar ciente dos riscos que o mercado financeiro oferece e que podem existir períodos de baixa, que exigem paciência. 

O melhor consultor de investimentos vai lhe dar uma explicação detalhada dos riscos potenciais do investimento antes de você investir, sem assegurar ou sugerir a isenção de risco para o investidor.

5- "Isso é à prova de recessão."

Assim como nenhum investimento é verdadeiramente "livre de risco", nada é " à prova de recessão ".

Existem estratégias de alocação de ativos que podem reduzir os impactos da sua carteira em momentos difíceis do mercado, mas há sempre prós e contras para cada investimento.

Um profissional de confiança irá te explicar todos os detalhes do planejamento e discutir contigo a estratégia elaborada, os prós e os contras de sua recomendação.

6- "Você pode investir e esquecer."

Nenhum portfólio deve ser definido e esquecido. 

Não confunda investir e esquecer com a estratégia Buy and Hold. Nela, você compra ações de boas empresas e continua com elas enquanto permanecerem boas e dentro de suas expectativas, mas em nenhum momento você deve esquecê-las.

Os mercados mudam, os objetivos mudam e os clientes envelhecem, por isso, as carteiras precisam ser monitoradas quanto à tolerância ao risco e objetivos, bem como tendências de mercado.

Um bom profissional estará atento a todas essas mudanças e vai sugerir realocações na carteira conforme as condições mudam.

7- "Não se preocupe sobre como você está investido. Eu cuido disso."

Um profissional financeiro nunca deve incentivá-lo a fechar os olhos para seus investimentos.

Só porque você contrata alguém para te ajudar a gerenciar seus investimentos, não significa que não deva se envolver.

Você e o profissional financeiro devem ser parceiros em sua jornada.

Optando pela ajuda de um consultor de investimentos você não perde o controle sobre seus investimentos. 

O que muda é que terá a recomendação de um especialista, mas toda e qualquer movimentação da sua carteira sempre será discutida com antecedência. É você quem decide aceitar ou não a recomendação.

Desta forma, mesmo que esteja utilizando da ajuda de um consultor, você estará 100% no controle dos seus investimentos. 

Mais controle sobre seus investimentos te trará mais tranquilidade e paz de espírito ao longo de sua jornada de investidor.

8- "Vamos preparar você para se aposentar assim que fizer 65 anos."

Não há nada de errado em um profissional financeiro te ajudar a se aposentar aos 65 anos ou na idade que for se esse, de fato, for seu objetivo.

O problema é que ele não deve presumir que seu objetivo é o mesmo de todos os outros ou, pior, que você não terá eventos ao longo de sua vida que coloquem sua data de aposentadoria desejada em questão.

Os profissionais devem ouvir as necessidades e objetivos do cliente de forma exclusiva.

O consultor de investimentos é um profissional que atua de forma 100% alinhada com o cliente, de acordo com suas necessidades e desejos individuais.

Mesmo que você queira se aposentar aos 65, não é uma garantia até que aconteça, e seu orientador deve informá-lo disso. 

Claro, ele também deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo a chegar a esse ponto, se se aposentar aos 65 é o que você deseja.

9- "Investir tem tudo a ver com tolerância ao risco."

Embora a tolerância ao risco seja um fator importante nas decisões de investimento, não deve ser a única coisa a ser considerada. 

Fatores como metas de longo prazo e o ambiente de mercado atual também influenciam na hora de montar uma carteira de ativos ideal.

O processo de investimento começa, na verdade, com os objetivos. Por isso, estabelecer uma meta e em quanto tempo quer alcançá-la, ajuda a definir o nível de risco que você deve correr.

A partir daí, é importante entender se suporta esse risco e o impacto que os eventos de mercado podem ter em seu portfólio.

Incorporando vários fatores, os consultores de investimentos podem criar um portfólio personalizado para cada cliente.

10- "É só dinheiro."

A perda pode fazer parte do investimento, mas o profissional financeiro não deve descartar o fato de que perder dinheiro ainda dói emocionalmente. 

Ouvir uma frase como "é apenas dinheiro" ou "fácil vem, fácil vai" pode indicar que um ele não respeita seu dinheiro ou o quanto você trabalhou para ganhá-lo.

Em vez disso, o profissional deve ser compreensivo e reconhecer que a perda pode ser difícil, mas também estar preparado para educá-lo sobre o motivo pelo qual isso aconteceu e ajudá-lo a passar pela volatilidade do mercado.

Fonte! Chasque (post) de André Fogaça, publicado no dia 09 de setembro de 2022, no sítio The Capital Advisor. Abra as porteiras clicando em: https://comoinvestir.thecap.com.br/10-coisas-que-um-profissional-financeiro-nao-deve-dizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário