domingo, 18 de setembro de 2022

Previdência privada: 7 motivos para você investir hoje mesmo

 


A previdência privada é um produto de investimento muito criticado dentro do mercado financeiro. O motivo principal é que existem muitos produtos ruins hoje na indústria, com altas taxas e baixos retornos, que acabam por influenciar para essa má fama. 

A realidade, porém, é totalmente diferente. A previdência privada, se bem escolhida, é um ótimo produto de investimento para o longo prazo e pode ser interessante para diferentes tipos de perfis de investidores.

Neste artigo, eu, Victor Oliveira, Head de Alocação da Grão Investimentos, vou te falar um pouco mais sobre as vantagens da previdência privada. Por isso, separei aqui 7 motivos para que você queira investir nesse produto hoje mesmo. Confira!

1 – Facilidade de controle

A primeira vantagem da previdência privada é que ela é um produto muito prático, principalmente para você que possui diversas demandas profissionais e não tem tempo de gerir os investimentos.

Isso porque é possível investir e programar os aportes com rapidez. O restante é feito pela gestora, que conta com profissionais qualificados e experientes para escolher os ativos que vão compor a previdência privada.

Portanto, o seu trabalho será apenas antes de investir, quando você terá a tarefa de escolher em qual fundo alocar o seu patrimônio. Aqui você deve considerar questões como melhores taxas, estratégia e alinhamento com o seu perfil de investidor, já que existem produtos mais arrojados e outros mais conservadores.

Feito isso, você pode delegar o restante para a equipe de gestão e apenas monitorar de tempos em tempos o resultado do fundo. 

Dessa forma, você pode aproveitar o tempo de sobra para focar em sua atividade profissional principal e no seu lazer, já que não deslocará mais esforço para escolher ativos e ficar monitorando o mercado financeiro a todo tempo.  

2 – Vantagem na declaração do imposto de renda

Uma outra grande característica da previdência privada são as vantagens tributárias. Esse produto de investimento garante muita eficiência para quem quer pagar menos impostos ao longo do tempo. Uma dessas vantagens é a que vou explicar agora.

Se você investe 12% da sua renda bruta anual tributável em uma previdência privada no modelo PGBL, você pode tirar esse valor do cálculo de pagamento de imposto de renda. 

Ficou difícil? Veja no exemplo abaixo:

Vamos considerar, por exemplo, que você possui uma renda bruta anual de 200 mil reais — lembrando que renda bruta é o seu salário bruto, sem os descontos. 

Desses 200 mil, você pode abater do cálculo de impostos a pagar até 12% do valor, se investir em previdência privada. Sendo assim, nesse exemplo, você deve investir 24 mil reais.

Subtraindo esses 24 mil reais da conta, você só paga impostos sobre os 176 mil reais restantes. 

Sendo assim, considerando a alíquota de 27,5% ao ano e o desconto do INSS, o valor a ser pago em impostos nesse caso será de 38 mil reais. 

Já para a pessoa que ganha 200 mil por ano e não investe em previdência privada será de 44,5 mil.

Ou seja, a sua economia total em impostos, já que investiu em previdência privada, será de incríveis 6.500 reais no ano.

Uma grande economia, não é mesmo?

Para conseguir essa vantagem tributária, você deve se enquadrar nas 3 regras a seguir:

  • Escolher uma previdência privada no modelo PGBL;
  • Contribuir integralmente com a previdência social, o famoso INSS;
  • Fazer a declaração completa do imposto de renda.

3 – Menor alíquota no longo prazo

Outra vantagem tributária que você pode obter na previdência privada é nos investimentos a longo prazo.

Isso porque, se você escolher uma previdência com o modelo de tributação regressiva, depois de 10 anos de investimento você vai pagar uma alíquota de somente 10%.

Se o modelo de previdência ainda for VGBL, esse valor será somente sobre o resgate. 

Essa alíquota é muito baixa se compararmos com outros investimentos. Afinal, muitos ativos de renda fixa, por exemplo, têm como tributação mínima o valor de 15%.

Quando falamos de renda variável, os fundos imobiliários, por exemplo, tem cobrança de uma alíquota de 20% sobre o lucro da venda dos ativos.

Portanto, a previdência privada é um dos investimentos de longo prazo com a menor alíquota de imposto. Sendo assim, mais dinheiro fica para o bolso do investidor.

4 – Portabilidade

Uma das grandes vantagens que a previdência privada oferece tem a ver com a liberdade de escolha.

Isso porque na previdência privada, diferentemente de outros investimentos, é possível trocar de plano caso você julgue necessário. Isso sem pagar impostos ou taxas extras.

Dessa maneira, caso você invista hoje em uma previdência privada ruim, ainda dá tempo de trocar para um plano melhor. 

Essa mudança pode ser feita entre instituições ou até mesmo dentro da mesma instituição, caso você queira migrar para um plano com outro tipo de perfil de risco, por exemplo.

Vale ressaltar apenas que a migração pode ser feita somente entre planos iguais: de PGBL para PGBL ou de VGBL para VGBL.

5 – Planejamento sucessório

A quinta vantagem que destaco para a previdência privada é a possibilidade de um planejamento sucessório efetivo.

Diferentemente de outros tipos de investimentos, a previdência privada não entra no inventário, que é aquele documento em que são levantados todos os bens do falecido após o óbito. 

Sendo assim, é muito mais fácil o procedimento para resgatar o dinheiro, já que não precisa chegar à Justiça.

Portanto, caso a pessoa tenha dependentes e não queira deixá-los desamparados em caso de falecimento, a previdência privada pode ser um instrumento mais efetivo para que esse dinheiro chegue aos beneficiários com mais rapidez. 

6 – A previdência privada não tem influência do come-cotas

A sexta e penúltima vantagem está ligada à sua rentabilidade com o fundo de previdência privada. 

Diferentemente do que ocorre em outros fundos de investimento, na previdência privada não há influência do come-cotas.

Caso você não saiba, o come-cotas é uma cobrança antecipada do imposto de renda nos investimentos em fundos. Ela ocorre a cada seis meses e incide sobre os seus rendimentos.

Na previdência privada, porém, essa cobrança antecipada não existe. O imposto de renda só é cobrado no momento do resgate. 

Sendo assim, você mantém um montante maior aplicado com possibilidade de aproveitar os efeitos dos juros compostos. 

Na prática, no longo prazo, isso vai proporcionar uma rentabilidade maior, que seguirá muito acima mesmo quando você pagar imposto lá no resgate.

Abaixo separamos um gráfico que mostra na prática a rentabilidade de um fundo com come-cotas e outro sem efeito do imposto.

As bases de comparação são as mesmas: 100 mil reais aplicados por 20 anos com uma rentabilidade de 12% ano. Mesmo assim, o exemplo sem come-cotas vence por muito. São 140 mil reais a mais de retorno no final da comparação.

Fundo com incidência do come-cotas na cor azul e sem incidência na cor laranja.

Sendo assim, a previdência privada, por não possuir influência do come-cotas, é um ótimo veículo para um maior retorno no longo prazo. 

7 – Possibilidade de ganhos exponenciais no longo prazo

A última vantagem é um somatório de tudo o que falei acima.

Por possuir diversas vantagens tributárias, não ter influência do come-cotas e ainda poder ter um retorno acima de qualquer outro fundo, a previdência privada se configura como um ótimo instrumento para ganhos exponenciais no longo prazo.

Afinal, você pode ganhar ao pagar menos impostos, pode ganhar no retorno do investimento e ainda assim usufruir do patrimônio total no momento do usufruto. 

Portanto, basta escolher um bom produto e começar a investir agora mesmo para aproveitar as vantagens.

Conclusão

Neste artigo, você viu então que a previdência privada é um ótimo instrumento para enriquecer no longo prazo aproveitando diversas vantagens oferecidas pelo produto. 

Antes de ir embora, eu tenho um convite para te fazer.

Nós da Grão estamos lançando um fundo de previdência privada em parceria com o Grupo Primo, dos influenciadores de finanças Thiago Nigro e Bruno Perini.

Por isso, te convido a conhecer mais sobre o fundo Arca, as suas vantagens e todas as outras informações.

Entre na página especial que fizemos com todas as informações do fundo e se inscreva para a lista de espera!

Um abraço e até a próxima!

Fonte! Chasque (post) de Leonardo, publicado no sítio Dinheirama. Abra as porteiras clicando em https://dinheirama.com/7-vantagens-previdencia-privada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário