terça-feira, 26 de julho de 2011

Atitude 50! E a Paulinha quebrou o porquinho - Parte 3!

Bueno! No último sábado, dia 23 de julho, a Ana Paula tomou a decisão de quebrar o seu terceiro porquinho. Sinceramente, não sei como ela conseguiu conter a ansiedade, pois faz tempo que não cabia mais nenhuma moeda ou cédula de qualquer valor.

E como ela tomou a decisão meio que de repente, fui ver após o "estouro" do porquinho quebrado, com moedas e cédulas espalhadas no tapete. Após a "contagem geral", entre moedas, desde as de menor valor (R$ 0,05) até as notas de R$ 50,00, ela conseguiu somar R$ 625,25.

A Ana Paula, há algum tempo atrás, era de sair de casa pra comprar balas, salgadinhos, revistinhas, ou seja, não sabia o valor do dinheiro, muito menos, que ele precisa se ganho com o suor do nosso trabalho. E neste sábado ela me disse que "muitas moedas e notas eu coloquei no porquinho, de sobras do dinheiro do lanche da escola, da padaria ou do supermercado". Percebe-se aí, para uma menina que completou os seus 14 anos neste mês, um avanço em termos de educação financeira.

Talvez seja, pois na quebra do segundo porquinho, no ano passado, eu disse a ela que tudo que ela fosse comprar não serria um gasto e sim investimento. Se for comprar algo inútil, será um investimento mal feito.... E creio que isso pegou, fazendo com que ela tenho "investido sobras de dinheirinho" no seu próprio porquinho. E ela também decidiu que não vai querer investir em nada (compras). Vai querer o valor aplicado na sua totalidade. Ainda não decidimos se vai ser na poupança, que é um produto financeiro conservador, que não tem a perspectiva de ganhos acima da inflação, ou no clube de Investimentos, em nome dela, na Dérivés Investimentos, daqui de Porto Alegre.

Hoje mesmo fomos às compras para maus dois novos porquinhos. Que serão alimentados com moedas e cédulas de diversos valores.

Bueno! Se o vivente quiser ler os chasques abaixo, que tem tudo a ver com o chasque acima, abra as cancelas clicando em:
1 - Atitude 3! A Paulinha quebrou o porquinho - http://obolsodabombacha.blogspot.com/2010/05/atitude-3-paulinha-quebrou-o-porquinho.html  

2 - Atitude 39! A Paulinha Quebrou o Porquinho - parte 2 - http://obolsodabombacha.blogspot.com/2011/01/atitude-39-apaulinha-quebrou-o.html
 
3 - Juntando dinheiro com o "cofrinho" - http://obolsodabombacha.blogspot.com/2010/03/juntando-dinheiro-com-o-cofrinho.html

8 comentários:

  1. Bueno! Moedinhas do litrão...isso é sinal de algum Sedexssss? Bem, as vezes achamos que as sobras de padarias, lanchonetes e outros não valem nada, por serem apenas moedinhas. Desde Janeiro eu fui guardando tudo que era sobras em moedas, não as trocavas por nada, o resultado foi a soma de R$ 521,75 só em moedas (0,25 - 0,50 e 1,00). Coitada da minha irmã, pois como eu odiava moedas, entregava tudo a ela..

    Um baita abraço..(Estou gostando a pampas do título "A Árvore do dinheiro".

    ResponderExcluir
  2. Realmente, foi um grande passo na educação financeira! Que venham muito mais!

    http://www.encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gaúcho, que sorte da Paulinha ter por perto um sujeito como tu. A educação de nossos filhos só será bem sucedida com esta mistura de amor, informação e conselhos práticos.
    Felicidades para você e toda família.

    ResponderExcluir
  4. QUE LEGAL, QUE BONITO, QUE BACANA!!!!
    Fiquei impressionado com a atitude da filhona. Educação financeira começa em casa.
    Abraços à toda família!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Seu Valmir - O Carúcho + gaúcho do Rio de Janeiro!

    Depois que o vivente abra as cancelas pra educação financeira, o vivente se empolga, se organiza, larga dos carnês, das compras a prazo.... e começa a investir. E faça um sedex pra EXPOMONEY RIO. Vais gastar

    Baita abraço

    Estou ajuntando minhas moedas para um outro sedex. Não sei quando.... mas vai ter sim

    ResponderExcluir
  6. Boa noite gauchada da Geral Investimentos.

    Realmente. É uma pena que o despertar pra educação financeira aconteceu anos meus 48 anos de idade. A Paulinha já em previdência privada desde os 11 anos. E agora também está num clube de investimentos, além do tradicional porquinho para ajuntas cobres (moedas e cédulas) de todos os tamanhos...

    ResponderExcluir
  7. Meu grande amigo do Sul.... de Minas. Caro Adriano.

    Estou fazendo o que deveria ter feito há muitos anos atrás.... mas como se diz, nunca é tarde. Talvez seja um pouco tardio pra mim e pra esposa. Mas estamos fazendo de tudo em termos de investimentos, para não depender na velhice das nossas filhas. A ainda estamos encaminhando elas para o futuro, com investimentos em previdência, clube de investimentos e abolimos aqui no rancho a palagra GASTO. Seja qual for o INVESTIMENTO, ele nunca será um gasto. Mesmo que este investimento seja uma seção de cinema ou um fandango num galpão de CTG....

    ResponderExcluir
  8. Buenas noites meu grande amigo de Curitiva! Caro Éverton.

    É o próprio estudo - oriundo da educação financeira que nos faz agir com os nossos filhos, para que percebam a importância do poupar, do porquinho, das moedas contadas depois, das cédulas e depois de tudo isso, a aplicação destes valores no mercado financeiro.

    ResponderExcluir