quinta-feira, 14 de abril de 2011

Camarão na praia ou fila do SUS?

Uma boa aposentadoria depende de um bom planejamento, diz Augusto Sabóia


Segundo o consultor Augusto Sabóia, é possível fazer essa escolha hoje. Em sua palestra na Expo Money 2011, o consultor comentou que, com um bom planejamento, é possível juntar dinheiro para curtir a melhor idade com dinheiro, saúde e sem preocupações.

Segundo Sabóia, isso está ao alcance de todos: com os investimentos certos, poupando R$ 300 por mês é possível garantir uma boa aposentadoria por até 20 anos.

O importante é ter um bom planejamento, pensado desde a adolescência. A receita é simples: educação financeira e muito trabalho, sabendo o quanto poupar e o quanto gastar a cada etapa para garantir qualidade de vida do nascimento até a morte.

“Dinheiro é como fósforo: usou uma vez e acabou. Faça ele virar um isqueiro”, comentou.

O “isqueiro” seria o investimento: fazer o dinheiro render para que, no futuro, ele possa resultar em uma aposentadoria tranquila e feliz.

No entanto, sem esse planejamento, a idade pode ser um perigo. Sem uma boa reserva para a velhice, as pessoas correm o risco de passar seus últimos anos de vida dependendo dos filhos ou, pior, na pobreza – isso em uma etapa da vida que precisam de muito dinheiro para a saúde.

Por isso, Sabóia aponta a procrastinação como o grande vilão de uma aposentadoria segura. “Aconteça o que acontecer, não fique velho, feio, doente e pobre. Os três primeiros você não pode evitar, mas a pobreza sim”, brincou o consultor.

Fonte! Chasque de Chico Marés, e retrato publicados no sítio Gazeta do Povo de Curitiba - PR, no dia 6 de abril de 2011.

2 comentários:

  1. É o velho comentário que fazia o "Pai Rico": compre sempre ativos, nunca passivos. Quanto a ficar velho e feio, isso é inevitável mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Professor. O pior de tudo, além de feio, velho, doente, é ser pobre. Como diz o Sabóia, poderemos evitar a pobreza (apenas), mas com persistência e investimentos certos e periódicos para fins de aposentadoria suplementar e a compra de ativos pode começar com a conservadora e popular caderneta poupança, que ultimamente consegue perder até pra inflação.... mas já é um começo.

    ResponderExcluir