segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

10 Melhores Livros Sobre Finanças e Investimentos

O conhecimento é o principal ativo de um ser humano, através dele conseguimos nos libertar de nossos medos e incertezas. Em nosso artigo de hoje trataremos sobre os maiores livros sobre finanças e investimentos e a importância que cada um deles exerce na formação de um investidor de sucesso.

Como mencionei no início deste artigo, o conhecimento é nosso principal ativo. É uma das poucas coisas que ninguém pode tirar de você. A maior prova disso sou eu. Para quem não sabe,minha formação acadêmica nada tem a ver com economia, muito menos com educação financeira.

Grande parte do conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos foi através de leituras de autores renomados e de cursos focados em várias áreas distintas, principalmente em empreendedorismo e finanças pessoais.

Ao longo dos anos, os livros e cursos sempre foram meus maiores parceiros. Compartilho hoje com vocês os dez livros sobre finanças e investimentos que mudaram a minha visão sobre o mundo financeiro.

#01: Pai Rico, Pai Pobre

O primeiro da lista dos maiores livros sobre finanças e investimentos. Um dos livros mais vendidos do mundo neste segmento de finanças pessoais e educação financeira. Sua atratividade na leitura está na forma clara e simples com que são transmitidos importantes conceitos sobre o dinheiro. Não tinha como esta obra não ser a primeira da lista, afinal, foi a minha porta de entrada para a educação financeira.

Através de uma história entre os dois pais que o bilionário autor Robert teve, seu pai biológico (“Pai Pobre”) e o pai de seu melhor amigo (“Pai Rico”), o livro segue nos ensinando importantes valores, sendo o principal deles: “Pessoas ricas não trabalham por dinheiro.” 

#02: Os Segredos da Mente Milionária
Um dos livros com o maior poder de transformação existentes. Foi, sem dúvida alguma, a minha principal inspiração para começar a investir e me interessar cada vez mais pelo mundo das finanças pessoais.

Complementa, em todos os aspectos, os ensinamentos do livro Pai Rico, Pai Pobre, além fornecer a motivação e o combustível adequado para que você trilhe o seu caminho até a independência financeira.

#03: Os Ensaios de Warren Buffett

Todo investidor que se presta conhece, e já sonhou investir como Warren Buffett. Neste livro, o professor Lawrence Cunningham seleciona e organiza os ensaios corporativos de Buffett por tema e relevância.

É uma ótima ferramenta para ter à mão e ensina dicas valiosas sobre gestão, avaliação de empresas, filosofia de investir, o uso de opções de ações, conhecimentos contábeis e muito mais, tudo baseado nos famosos relatórios de um dos maiores investidores de todos os tempos.

#04: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Um dos maiores clássico nacionais sobre educação financeira. A obra, de autoria do grande Gustavo Cerbasi, traz um panorama dos princípios essenciais para ter finanças saudáveis, seja em uma vida a só, ou em uma família já constituída.

O livro aborda a principal raiz do problema financeiro familiar: a falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. No livro, o autor sugere que os casais falem abertamente sobre o assunto, planejando e sonhando de forma conjunta. Afinal, por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro.

#05: Quero Ficar Rico

Livros Sobre Finanças e InvestimentosEsta obra não podia faltar na lista dos maiores livros sobre finanças e investimentos. Conhecimento é tudo quando o assunto é finanças. Neste livro, meu colega Rafael Seabra defende que com a educação financeira adequada, qualquer um pode conquistar a independência financeira, não importa o salário.

Segundo o autor, "a única maneira de realmente encerrar problemas financeiros é dosando disciplina, planejamento e, acredite, riscos. E tudo isso está ao seu alcance. São habilidades que podem ser aprendidas por qualquer pessoa interessada em parar de ver dinheiro como um problema".

Um lançamento de qualidade irretocável que merece um lugar de destaque em nossa cabeceira (mais informações aqui). 

#06: Como Investir Dinheiro
Livros Sobre Finanças e InvestimentosA decisão sobre onde e como investir sempre causa confusão na cabeça dos investidores iniciantes. Aprender a investir com inteligência, aliando rentabilidade com segurança é o grande diferencial deste livro digital criado pelo Rafael Seabra.

Este livro foi um divisor de águas em minha vida de investidor. Com ele, aprendi que as principais diferenças dos tipos de investimentos e o perfil do investidor que eu tinha, conhecendo-me e aprendendo a investir nas melhores opções adequadas para o meu caso. Se você quer aprender a investir, invista neste material (mais informações aqui). 

#07: Alocação de Ativos
Esta obra, de autoria do meu colega Henrique Carvalho, trata sobre um dos principais pontos onde percebo uma grande deficiência na vida dos investidores atuais: A Alocação de Ativos como forma de proteção do capital investido.

Nesta obra são ensinados os conceitos de diversificação e são abordadas práticas de alocação de ativos que buscam ajudar você a alcançar a tão sonhada liberdade financeira, desenvolvendo uma sólida e rentável estratégia de investimentos através de uma linguagem simples e direta (mais informações aqui).

#08: Como Investir em Imóveis

Livros Sobre Finanças e InvestimentosQuem aqui nunca pensou em comprar um imóvel e aluga-lo, como forma de investimento? É um dos primeiros pontos que vem em nossa cabeça de investidor, principalmente pelos que iniciam as leituras pelo livro Pai Rico, Pai Pobre, que encoraja os leitores com exemplos relacionados.

Acontece que o mercado imobiliário é cíclico como a economia. Ele sempre passa por momentos de alta (como no período de 2009~2012) e baixa (como o atual). Você precisa estar preparado para comprar e vender na hora certa. Este livro oferece a base necessária para que você identifique oportunidades de investimento que as pessoas comuns dificilmente conseguem enxergar. Através desta obra você vai conhecer as oportunidades de negócio para ganhar dinheiro com imóveis mesmo quando o setor enfrenta uma crise (mais informações aqui).

#09: Viver de Dividendos

Na obra Viver de Dividendos, Rafael Mariano nos ensina de forma clara e prática como montar uma carteira de investimentos focada em dividendos.

A obra é dividida em três capítulos principais: primeiros passos, iniciando o investimento e manutenção do investimento. A obra Viver de Dividendos mostra que todos podem investir em ações e viver dos rendimentos que elas podem nos proporcionar (mais informações aqui).

#10: As 5 Etapas do Planejamento Financeiro

O objetivo da obra "As 5 Etapas do Planejamento Financeiro" é fixar o processo de autoconhecimento, aliado à absorção de conceitos relativos à administração financeira, de forma a viabilizar a conquista dos objetivos pessoais.

O material é dividido em 5 etapas, oferecendo um passo a passo sobre como gerenciar os recursos financeiros de maneira adequada. O livro traz ainda um curso gratuito online, com textos e vídeos que lhe ensinarão a controlar seu orçamento doméstico, além de uma lista de exercícios e um diário de bordo, onde será possível sedimentar seus conhecimentos (mais informações aqui).

Fonte! Chasque (postagem) publicado no Sítio Pobre Poupador em 22 de agosto de 2016. Abra as porteiras clicando em http://www.pobrepoupador.com/2016/08/livros-sobre-financas-e-investimentos.html