segunda-feira, 22 de março de 2021

Atitude 103! Moradia Estudantil - a CEUPA precisa de ajuda!

Créditos! https://www.facebook.com/ceupaportoalegre
Gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor! Tive a honra se passar por esta experiência - morar e uma casa de estudantes na década de 1980. A minha primeira experiência foi em São Leopoldo, onde morei na CEUL - Casa do Estudante Universitário Leopolndense

A segunda experiência foi no CEUPA, que na época era denominada de Centro Evangélico Universitário de Porto Alegre, onde morei de 1984 a 1986. Uma experiência rica, compartilhada com vários estudantes pré universitários e universitários, a maioria do interior do Rio Grande, de outros Estados, de outros países, principalmente sul-americanos e africanos (onde predomina a língua portuguesa).

Muitos destes estudantes estrangeiros, que moraram na instituição, continuam morando no Brasil. Formaram família e estão ganhando a sua vida em suas profissões. E muitos destes, além dos estudantes brasileiros, que ali foram acolhidos e ali moraram no tempo onde eram  "alunos da faculdade" estão comprometidos em dar a sua contrapartida - ajudar esta instituição.

Hoje recebemos o chasque (e-mail) abaixo, onde relatam a atual situação das três casas de estudantes da instituição, que precisam urgentemente de reparos...

Um baita quebra-costelas

Valdemar Engroff

.................................

Prezados(as) Ex-moradores e Amigos da CEUPA

A Casa dos Estudantes Universitários de Porto Alegre (CEUPA), é uma associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e que, há mais de 70 anos, oferece moradia estudantil para universitários e pré-universitários, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, de outros Estados brasileiros e demais localidades do mundo, sem distinção de raça, cor ou religião.

As três casas da CEUPA, localizadas no bairro Cidade Baixa, vem sofrendo os efeitos deletérios do tempo, bem como  pela falta de recursos para reformas e manutenção desse patrimônio que já ajudou inúmeros estudantes. Atualmente, devido às condições físicas das três casas, o número de vagas vem diminuindo, necessitando as casas de reformas urgentes, para assegurar moradia digna e segura e recuperar as vagas perdidas.

Moradores,  ex-moradores e Amigos da CEUPA, se reuniram de forma virtual, e estão trabalhando em conjunto na elaboração de Avaliações e Projetos de Reforma Emergencial, bem como de Projetos de Manutenção e recuperação das três casas.

Em razão disso, estamos realizando uma campanha de divulgação e captação de apoio financeiro.

Você que (re)conhece a importância destas casas na vida de inúmeros estudantes sem condições financeiras de se manterem em Porto Alegre, pode nos apoiar depositando qualquer valor na nossa conta poupança:

Banco: Caixa Econômica Federal 

Agência: 0441

Conta: 00011550-9

Operação: 013    

CNPJ: 92.979.293/0001-19

PIX:  92.979.293/0001-19 e ceupapresidencia@gmail.com

Por favor, envie o comprovante de depósito para o e-mail: ceupapresidencia@gmail.com ou, em último caso, pelo WhatsApp (51) 99595-7111 e nos envie seu nome e e-mail para que possamos lhe manter informado.

A atual gestão da CEUPA se compromete em enviar informações dos Projetos de reformas e divulgar relatórios das obras realizadas, bem como a prestação de contas tanto dos recursos levantados, quanto dos recursos gastos nas reformas e manutenção das casas.

Se você quiser contribuir de alguma outra forma, como por exemplo, mão de obra gratuita, material de construção, doação de móveis, entre outros, faça contato com o e-mail ceupapresidencia@gmail.com para conversarmos.

Desde já agradecemos a sua solidariedade com a moradia estudantil.

Visite a CEUPA:

1 - Página oficial na internet:  https://ceupa.com.br/

2 - No Sítio Facebook: https://www.facebook.com/ceupaportoalegre

3 - No Istagram: https://www.instagram.com/ceupa.oficial/ 


Atenciosamente,

Giorgio Bruno de Lucca e Gabriel Reis Kauffmann

Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva da CEUPA - Gestão 2021.

5 comentários:

  1. Hoje, direto dos pagos de Uruguaiana, onde reside há 35 anos, o CEUPANO Carlos Alberto Zirbes nos mandou este chasque (mensagem):

    "Todos que acreditam que o CEUPA foi o seu segundo lar, onde tantas coisas aprenderam, formaram o seu caráter e cultivaram tão belas amizades, que perduram até hoje, décadas após já terem saído da casa, com diploma na mão, prontos para enfrentar a vida e o mundo, devem reconhecer que agora chegou a hora de RETRIBUIREM, contribuindo com a arrecadação de fundos para a reconstrução do CEUPA".

    ResponderExcluir
  2. De minha parte, a história mais linda começou num 23 de junho de 1984. Festa Junina na Casa 2. A minha prenda (Marilene Centenaro) era visitante da casa, pois seus irmãos moravam ali. O Jaimes Centenaro (Casquinha) na Casa 1 e a Nisle Centenaro na Casa 3. Dali por diante deu namoro. Casamos em 28/01/1989, portanto, casados há 32 anos. Temos duas filhas - a Bibiane e a Ana Paula e uma netinha (filha da Bibiane), que nasceu em 28/07/20, em plena pandemia.... o Ceupa faz parte da nossa história como pessoas que e como família que formamos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história legal!! Realmente foi um lugar marcante!! Entra para o livro da ceupa... hehehehe FELICIDADES!!!

      Excluir
  3. Obrigada, querido! Seguimos juntos pela popularização deste edital!!! Viva a moradia estudantil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a pandemia está com os dias contados.... os fandangos nas entidades tradicionalista estão voltando, bem como os cursos de danças gaúchas de salão.... mas não pretendo me fazer presente em eventos como estes em 2021... farei tudo "com vida e saúde em 2022". E aí está incluída a roda de mate nas três casas do CEUPA..... e na provável grande festa dos ex moradores no ano que vem.... Me aguardem - eu e a Marilene no ano que vem....

      Excluir