Pessoas com mais de 55 anos são compradores 3 em 1: compram para si, para os filhos e os netos / FREEPIK/DIVULGAÇÃO/JC
A internet tornou-se o destino natural para quem quer vender qualquer coisa. É sedutor ao anunciante a possibilidade de colocar sua marca, seus produtos na palma da mão dos consumidores.
Contudo, são poucos ainda que reconhecem o gigantesco potencial de
consumo das pessoas de mais de 55 anos, e o quanto a hipersegmentação é
mais econômica e assertiva para vender o que você quer, para quem de
fato tem necessidade e reconhece valor no que você tem para oferecer.
A geração prateada representa 42% do consumo entre as famílias
brasileiras, é a maior compradora em quase todas as categorias de
produtos: imóveis de médio a alto padrão, condomínios horizontais,
mercado financeiro, seguros, carros de luxo, joias, armações de óculos
sofisticadas, médicos, hospitais de padrão internacional, moda, vinhos
famosos, relógios, calçados, planos de saúde top de linha,
eletroeletrônicos high end, cozinhas planejadas etc.
O mais importante nisso tudo é que são compradores 3 em 1: compram
para si, para os filhos e netos. Não estranhe se um participante da
geração prateada entrar na sua loja e comprar dois carros, um para ele e
outro, mais econômico, para o filho. Ou trocar de imóvel e, ao mesmo
tempo, comprar uma casa maior para reunir, nos finais de semana, os
filhos e netos. Analisando esse potencial, identificamos os dois
principais desafios atuais para uma marca que deseja vender seus
produtos para a geração prateada.
1. Localização: identificar canais de acesso que conectem
diretamente a marca/produto com as pessoas 55 . Por inexistir um espaço,
no ambiente digital, com o qual a geração prateada se identifique, ela
acaba dedicando boa parte do tempo garimpando, nas redes sociais,
oportunidades que atendam seus desejos e necessidades. A falta de um
endereço as torna difíceis de localizar.
2. Abordagem: existe muito preconceito e muita desinformação sobre
como dialogar com pessoas que receberam um bônus de mais 30 anos de
vida. A atriz Jane Fonda fez uma apresentação maravilhosa, "O terceiro
ato da vida", no TED Talks. Recomendo muito assistir. Uma pessoa de 60
anos, hoje, tem cabeça, comportamento e um dia a dia inimaginável para
alguém da mesma idade há duas décadas. As marcas se atrapalham fazendo
narrativas sem cor nem identificação.
72% das pessoas da geração prateada querem viver de verdade e,
principalmente, consumir marcas que as valorizem, respeitem e
reconheçam.
Custa muito caro atingir as pessoas erradas, que não têm interesse
ou dinheiro para comprar o que você tem a oferecer. Vale buscar a
hipersegmentação, que sai muito mais barato. No final do dia, não é
pagar mais caro para impactar, e sim não desperdiçar sua verba com quem,
tão cedo, não vai poder comprar.
LEIA TAMBÉM:
Fonte! Chasque (post / artigo), de João Satt - Estrategista e CEO do G5, publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), edição do dia 01 de setembro de 2020.
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