O desafio de passar pelo primeiro ano
Leandro, do Sebrae- RS, diz que a falta de administração
adequada dos recursos financeiros é a maior causa da
falência dos novos negócios. Marco Quintana/JC
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Dar início a um negócio não é uma
missão fácil. Quando o projeto está na rua, no entanto, surgem novas
demandas e dificuldades que, se mal administradas, podem provocar o fim
precoce dele.
Falta de planejamento, dificuldade na captação de clientes e custos
fixos elevados são alguns dos aspectos que pesam na hora de manter a
operação. Luciano Francisco, analista de relacionamento com clientes do
Sebrae-RS, pontua que o principal motivo do encerramento das atividades
de uma empresa, na maioria dos casos, é a falta de gestão de recursos
adequada. Dados da entidade apontam que 7% dos negócios fecham nos dois primeiros anos de atividade por falta de lucro e 20%, por falta de capital.
"Cerca de 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar
se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as
empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos.
Percebo que os pequenos empreendedores têm uma grande carência de
informações no que diz respeito aos critérios considerados fundamentais
para uma boa gestão, a começar pelos conceitos básicos da administração,
como ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, capital de giro", destaca
Luciano, definindo quatro pontos que todo empreendedor deve ficar
atento. Veja:
Conceitos que podem te ajudar a sobreviver
» 1. Valide a ideia de negócio
Avaliar todos os pontos positivos e negativos do projeto antes de
colocar a mão na massa é uma maneira de antever possíveis crises e
dificuldades. Entenda o mercado em que deseja ingressar e procure o
feedback do projeto com possíveis clientes. “É interessante ter uma
ideia de todo o negócio. Existem ferramentas de design thinking, como o
Canvas, em que é possível montar todo o conceito, desde público,
produto, como se conectar com essas pessoas e estrutura de custos. O
empreendedor consegue fazer essa modelagem rápida, em, no máximo, uma
hora, com o apoio de Sebrae”, afirma Luciano.
» 2. Viabilize a questão financeira do negócio
Ter ciência do quanto é necessário investir no negócio e conseguir
estimar o tempo de retorno desse montante é fundamental para saber se o
empreendimento cabe no orçamento. Luciano pondera que os empreendedores,
em alguns casos, não se aproximam de conceitos básicos de administração
e, por isso, não conseguem mensurar o ponto de equilíbrio, o fluxo de
caixa e o capital de giro. “A principal causa de erro de planejamento
financeiro é a falta de domínio”, pondera Luciano.
» 3. Planeje o marketing e a gestão de pessoas
O especialista do Sebrae-RS ressalta que, antes de planejar ações
de marketing, é preciso estruturar os processos de gestão. “Todo mundo
está preocupado em vender mais, ter mais faturamento, mas poucos estão
preocupados em vender bem para ter melhor resultado. Pensa-se muito em
marketing, redes sociais, principalmente quem trabalha em aplicativos
como iFood, UberEats, Rappi. Quem trabalha com competitividade de preço
está tendo dificuldades, porque não tem os indicadores bem trabalhados.
Muitas vezes, nem sabe se pode dar a promoção”, expõe Luciano,
reiterando a importância do domínio de gestão. “Antes de pensar em
marketing, jogar-se na internet, onde provavelmente vai vender muito e
faturar um monte, procure saber se tem lucro e resultado”, conclui.
» 4. Pense com estratégia
Mesmo para empreendedores e empreendedoras que iniciaram seus
negócios sem ter domínio dos indicadores administrativos, Luciano
acredita ser importante parar e planejar os próximos passos. “Tem que
sentar e determinar os objetivos e as metas. Não dá para ignorar o
ambiente externo. Quem não estabelece uma rota, fica à deriva do
mercado. Aconselho buscar ajuda de um profissional qualificado na área. A
tendência dos empresários, quando têm uma ideia inovadora, é querer
ficar sozinho, não compartilhar, mas é preciso trocar informações. O
Sebrae está aqui para apoiar. Não pode desistir antes de tentar todas as
alternativas. Muitas vezes, é o sonho da pessoa, não é só um negócio.
Temos uma expertise para entender, validar o negócio para dar certo. Não
desista e busque ajuda o quanto antes. Não espere chegar no ponto em
que não tem mais volta, quando está devendo, vendendo bens. Se buscar
ajuda no início, é mais fácil encontrar uma rota para navegar.”
Fonte! Chasque (postagem) de Isadora Jaboby, publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre, na edição do dia 12 de março de 2020, no caderno Geração E.
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