domingo, 15 de março de 2020

Empreendedorismo! Como passar o primeiro ano (1)


O desafio de passar pelo primeiro ano

Leandro, do Sebrae- RS, diz que a falta de administração
adequada dos recursos financeiros é a maior causa da
falência dos novos negócios. Marco Quintana/JC

Dar início a um negócio não é uma missão fácil. Quando o projeto está na rua, no entanto, surgem novas demandas e dificuldades que, se mal administradas, podem provocar o fim precoce dele.

Falta de planejamento, dificuldade na captação de clientes e custos fixos elevados são alguns dos aspectos que pesam na hora de manter a operação. Luciano Francisco, analista de relacionamento com clientes do Sebrae-RS, pontua que o principal motivo do encerramento das atividades de uma empresa, na maioria dos casos, é a falta de gestão de recursos adequada. Dados da entidade apontam que 7% dos negócios fecham nos dois primeiros anos de atividade por falta de lucro e 20%, por falta de capital.
 
"Cerca de 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos. Percebo que os pequenos empreendedores têm uma grande carência de informações no que diz respeito aos critérios considerados fundamentais para uma boa gestão, a começar pelos conceitos básicos da administração, como ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, capital de giro", destaca Luciano, definindo quatro pontos que todo empreendedor deve ficar atento. Veja:
 
Conceitos que podem te ajudar a sobreviver
 
» 1. Valide a ideia de negócio
 
Avaliar todos os pontos positivos e negativos do projeto antes de colocar a mão na massa é uma maneira de antever possíveis crises e dificuldades. Entenda o mercado em que deseja ingressar e procure o feedback do projeto com possíveis clientes. “É interessante ter uma ideia de todo o negócio. Existem ferramentas de design thinking, como o Canvas, em que é possível montar todo o conceito, desde público, produto, como se conectar com essas pessoas e estrutura de custos. O empreendedor consegue fazer essa modelagem rápida, em, no máximo, uma hora, com o apoio de Sebrae”, afirma Luciano.
 
» 2. Viabilize a questão financeira do negócio
 
Ter ciência do quanto é necessário investir no negócio e conseguir estimar o tempo de retorno desse montante é fundamental para saber se o empreendimento cabe no orçamento. Luciano pondera que os empreendedores, em alguns casos, não se aproximam de conceitos básicos de administração e, por isso, não conseguem mensurar o ponto de equilíbrio, o fluxo de caixa e o capital de giro. “A principal causa de erro de planejamento financeiro é a falta de domínio”, pondera Luciano.
 
» 3. Planeje o marketing e a gestão de pessoas
 
O especialista do Sebrae-RS ressalta que, antes de planejar ações de marketing, é preciso estruturar os processos de gestão. “Todo mundo está preocupado em vender mais, ter mais faturamento, mas poucos estão preocupados em vender bem para ter melhor resultado. Pensa-se muito em marketing, redes sociais, principalmente quem trabalha em aplicativos como iFood, UberEats, Rappi. Quem trabalha com competitividade de preço está tendo dificuldades, porque não tem os indicadores bem trabalhados. Muitas vezes, nem sabe se pode dar a promoção”, expõe Luciano, reiterando a importância do domínio de gestão. “Antes de pensar em marketing, jogar-se na internet, onde provavelmente vai vender muito e faturar um monte, procure saber se tem lucro e resultado”, conclui.
 
» 4. Pense com estratégia
 
Mesmo para empreendedores e empreendedoras que iniciaram seus negócios sem ter domínio dos indicadores administrativos, Luciano acredita ser importante parar e planejar os próximos passos. “Tem que sentar e determinar os objetivos e as metas. Não dá para ignorar o ambiente externo. Quem não estabelece uma rota, fica à deriva do mercado. Aconselho buscar ajuda de um profissional qualificado na área. A tendência dos empresários, quando têm uma ideia inovadora, é querer ficar sozinho, não compartilhar, mas é preciso trocar informações. O Sebrae está aqui para apoiar. Não pode desistir antes de tentar todas as alternativas. Muitas vezes, é o sonho da pessoa, não é só um negócio. Temos uma expertise para entender, validar o negócio para dar certo. Não desista e busque ajuda o quanto antes. Não espere chegar no ponto em que não tem mais volta, quando está devendo, vendendo bens. Se buscar ajuda no início, é mais fácil encontrar uma rota para navegar.”
 
Fonte! Chasque (postagem) de Isadora Jaboby, publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre, na edição do dia 12 de março de 2020, no caderno Geração E.

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