terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Atitude 102! Os dez primeiros anos do galpão virtual O Bolso do Bambacha!

Buenas gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor! Está no rodapé do nosso galpão virtual: 

"Este sítio está com as porteiras escancaradas, sem tranca e sem tramela, tchê aguardando com um mate ao pé do fogo de chão desde o dia 18 de dezembro de 2009. E podes te aprochegar, pois a cachorrada está atada. Não tem perigo.... Passe pra diante....".

Portanto, no último dia 18 de dezembro, este espaço gauchesco e brasileiro sobre finanças pessoais ao estilo galponeiro - de galpão, de acampamento, do mate cevado, do churrasco na vala ou na tradicional churrasqueira e do fandango gaúcho em galpão de CTG (Centro de Tradições Gaúchas) fechou a sua primeira década.

Mas antes, em abril de 2008, mesmo sem termos nenhum conhecimento, nasceram os primeiros investimentos com foco para fins de aposentadoria complementar - minha, com 50 anos de idade; da esposa Marilene, com 48 anos e das filhas Bibiane, na época com 17 anos e a Ana Paula, com os seus 9 anos...... Fizemos num grande banco e vimos que se ali continuássemos, estaríamos contribuindo com os lucros deste, pois as taxas de carregamento e administrativa dos produtos ((VGBL pras prendas (esposa e filhas) e PGBL pra mim)) eram salgadíssimas (muito altas). 

Desde 2012 os nossos pequenos investimentos estão na XP Investimentos, e atualmente, na sua afiliada, a Liberta Investimentos de Porto Alegre (RS).... Além disso, exatamente no mês de abril de 2008 nasceu na nossa família o Orçamento Doméstico, que é atualizado ao longo destes anos diariamente.

Seguimos a risca o que certo dia falou o grande guru das finanças pessoais Gustavo Cerbasi, numa palestra em Porto Alegre: "nunca é tarde para começar a investir e para chegar ao primeiro milhão de reais, é preciso começar a investir chegando nos primeiros mil reais, continuar investindo para alcançar os primeiros dez mil reais, e continuar investindo para alcançar os cem mil reais e seguir investindo para chegar na metade do objetivo (quinhentos mil reais) e continuar investindo até chegar ao objetivo inicial do primeiro milhão de reais".

O Bolso da Bombacha também tem registros (posts) nossos, que no gauchismo denominamos de "chasques". E este é 102º chasque que leva a nossa assinatura. Reconhecemos que é pouco mas o objetivo inicial foi cumprido (ler muito sobre economia e finanças pessoais) e faz uns três anos que somos assinantes do melhor veículo de comunicação impresso sobre economia e negócios do Rio Grande do Sul - o Jornal do Comércio. 

Muitos são os gurus das finanças pessoais que acompanhamos nesta primeira década, entre estes destacamos:
- Everton Lopes - escritor gaúcho que é muito requisitado pela grande mídia do Rio Grande do Sul;
- Guilherme - do galpão virtual Valores Reais, que recomendamos;
- Marcos Silvestre - escritor e integrante dos veículos da Rede Bandeirantes de Comunicação... vários dos seus livros estão na nossa estante; 
- André Massaro - do Portal Exame;
- Gustavo Cerbasi, já citado nesta chasque (post);
- Márcia Dessen - colunista das segundas-feiras do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS);
- Sophia Camargo - da coluna "O Que é que eu faço Sophia?", do Portal R7;
- Odete Reis - com chasques (posts) semanais no Diário de Suzano (SP);

- E nunca podemos esquecer do Conrado Navarro, pois seu Portal "Dinheirama" foi o primeiro galpão virtual (sitio) que abrimos e onde "fixamos morada" e tomamos o nosso mate (leitura) diariamente no início desta jornada, a partir de 2008.
Um dos símbolos da frugalidade do gaúcho, que nós adotamos, faz parte da indumentária dos tradicionalistas da nossa terra: a alpargata, conforme mostra o retrato. E sobre isso, abram as porteiras e leiam o chasque (post) que está neste galpão virtual, postado em 01 de agosto de 2014: http://obolsodabombacha.blogspot.com/2014/08/atitude-83-um-simples-par-de-alpargatas.html

E assim estamos entrando a galope que nem tranco de vaneira em fandango de galpão no ano de 2020 e continuamos focados nas finanças pessoais no estilo galponeiro - rumo ao décimo primeiro ano do galpão virtual O Bolso da Bombacha! 

Baita e cinchado quebra-costelas (abraço apertado)!

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário