sábado, 15 de novembro de 2014

Fundos Imobiliários são Renda Variável. Por isso compre agora

Você nunca irá encontrar uma pessoa bem sucedida declarando que o segredo de seu sucesso foi ter investido na caderneta de poupança. O mais comum será o sucesso empresarial, ou seja, empreendedores que fundaram e construíram grandes negócios. Mas isso é de fato para poucos.

Uma característica comum, em todos os milionários e bilionários, é possuir imóveis. Desde sua casa própria, até o investimento imobiliário. 

Ao constatar isso, naturalmente concluímos que só se faz negócios imobiliários com muito dinheiro, dedicação e esforço. Porém, após o advento e popularização dos fundos de investimentos imobiliários (FII), este ativo, presente no portfólio de qualquer milionário, ficou acessível a qualquer um. Cotas de fundos altamente rentáveis são vendidas a R$100,00 ou R$200,00. Só não aproveita quem ignora o fato.

Outras questões e preocupações surgem, principalmente para aqueles que já conhecem os FII e investiram nos últimos dois ou três anos, como a recente desvalorização das cotas. E é justamente aí que se diferencia o homem comum daqueles que sabem formar fortunas.

O homem comum investe sem muito conhecimento e, via de regra, acompanhando o desempenho de um passado recente, e tomando isto como verdade a ser e reproduzida no futuro próximo. Trocando em miúdos, acredita que a rentabilidade passada é garantia de rentabilidade futura, seja ela positiva ou negativa. A consequência desta crença é especialmente desastrosa em investimentos de renda variável pois, o pequeno investidor irá comprar na alta e vender na baixa. O oposto do que deveria fazer.

Concluindo quero te dar uma dica, uma dica de quem passou alguns dias estudando os FII disponíveis e as novas capitalizações que estão ocorrendo neste momento. Vi ótimas oportunidades, pechinchas imobiliárias formadas com a recente queda da bolsa, que geram renda mensalmente da ordem de 1% ao mês ou, outro FII, com benchmark de IGPM + 6% ao ano. Deste em particular, posso dizer que tomei gosto especial pois tem perspectiva de elevação de renda e proteção de capital, por conta do natural aumento inflacionário e atualização dos aluguéis. 

Fale com seu agente ou especialista em investimentos mas não espere o preço baixo passar, OK?

Fonte! Chasque (postagem) de Mauro Calil, publicado no sítio Portal Exame no dia 13 de novembro de 2014. Abra as porteiras clicando em http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/etiqueta-financeira/2014/11/13/fundos-imobiliarios-sao-renda-variavel-por-isso-compre-agora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário