quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fábrica da GM em Gravataí suspende fabricação


Falta de acordo sobre frete com transportadoras ocasionou lotação do estoque
Fabricação foi suspendida na GM de Gravataí  | Foto: Divulgação / CP Memória
Fabricação foi suspendida na GM de Gravataí
 | Foto: Divulgação / CP Memória
Com a capacidade do seu pátio em Gravataí esgotada (7 mil veículos) e uso de dois pátios extras — Velopark, em Nova Santa Rita, e autódromo de Tarumã, em Viamão — a fábrica gaúcha da General Motors (GM) decidiu suspender a produção na terça-feira. A unidade, que opera em três turnos de trabalho, não chegou a iniciar o segundo turno, às 15h. A suspensão é temporária. Em nota, a GM lamentou a dificuldade de chegar a um acordo sobre fretes com as transportadoras Tegma e Transzero. 

Ambas as empresas paralisaram a retirada de carros produzidos na montadora. No comunicado, a GM cita ter fechado negociação com todas as transportadoras de veículos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, no interior de São Paulo. Carros chegaram a ser armazenados nas áreas de estacionamento de dois autódromos da Região Metropolitana, Tarumã (Viamão) e Velopark (Nova Santa Rita).

“Neste momento de dificuldades no mercado brasileiro, em que todos precisam unir esforços para superar os desafios e contribuir para a retomada da economia, nosso objetivo comum com todos os parceiros, fornecedores, transportadores e sindicato é manter a unidade operando em três turnos e esta ação unilateral vai forçar a parada da linha de produção”, diz a nota.

A GM/RS reafirma seu compromisso de continuar as negociações sobre o custo do frete. “Esperamos alcançar um acordo que não comprometa a competitividade dos produtos Chevrolet no mercado brasileiro”, finaliza a nota. Os trabalhadores do complexo automotivo, porém, estão preocupados com a possibilidade de o impasse produzir demissões, caso não ocorra um acordo no curto prazo. O desaquecimento das vendas de veículos novos é outro agravante.

Fonte! Chasque (matéria) veiculado no Sítio oficial do Jornal Correio do Povo de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 2015. Abra as porteiras: http://correiodopovo.com.br/Noticias/556241/Fabrica-da-GM-em-Gravatai-suspende-fabricacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário