domingo, 1 de novembro de 2020

Chasque Bizarro 27! O pó que assutou os juizes

Gerson Kauer / EV / Divulgação / JC
O Clube do Comércio com seu sofisticado Salão dos Espelhos - de muitas histórias no Centro Histórico de Porto Alegre - tem sua sede esportiva, na avenida Bastian, bairro Menino Deus. Bem na entrada existia a Quadra 1, encravada no meio de belas casas do bairro. Ali, egocentristas tenistas mostravam suas habilidades aos que frequentavam a ampla área de lazer e a piscina ao lado.
 
Ao mesmo tempo, esses tenistas incomodavam a vizinhança com gritos entusiasmados e, o pior, levantando aquela poeira comumente chamada de pó de tijolo. O saibro não apenas suja as roupas, "tinge-as" com uma cor alaranjada forte. Na casa vizinha, o pó tisnava cortinas, móveis e as roupas penduradas. E sujava a piscina, a calçada, as paredes brancas e os instrumentos de trabalho de uma professora de música e de piano.
 
Ela pedia e insistia para que a Quadra 1 fosse fechada.
 
- Bem capaz... - diziam os individualistas tenistas.
 
E desdenhando, alfinetavam:
 
- Os incomodados que se mudem...
 
A incomodada professora e seus familiares não se mudaram. Contrataram intimorato e criativo advogado - hoje ativo militante no jornalismo gaúcho - que ajuizou ação de direito de vizinhança para o fechamento da Quadra 1. No primeiro grau, para alegria dos tenistas, foi improcedente a demanda. No segundo, houve um voto divergente, que mandava fechar a quadra. Nos embargos infringentes, a vitória final. Por quê?
 
Era dezembro de 1992, véspera do Natal. O advogado chegou à última sessão do ano do tribunal, com uma bandeja de prata, revestida com um rico guardanapo branco rendado, e contendo saquinhos de plástico transparente, cheios de uma substância "cor de tijolo". Em meio à sustentação oral, ele colocou cada um dos saquinhos sobre uma folha branca de papel, na frente de cada um dos juízes de Alçada.
 
- Se Vossas Excelências imaginam que a poeira de saibro não incomoda, por favor, levantem os saquinhos plásticos - desafiou o advogado.
 
Todos os magistrados acederam... e os papéis brancos à frente deles foram ficando irremediavelmente tingidos. Tintura permanente. Quanto mais tentavam limpar, pior ficava. O pó se espalhava e a tudo impregnava. Foi um alvoroço na sala.
 
Os julgadores que não conheciam o poder sujador do saibro estranharam o resultado. Na plateia todos se olharam espantados. Eu, inclusive, que estava lá para assistir o julgamento - porque era tenista e frequentador das outras seis quadras do clube.
 
Pois o talentoso advogado fizera um furinho na parte inferior de cada saquinho, de modo que, ao serem levantados, deixavam escapar o saibro... e a sujeira estava feita. O fechamento da Quadra 1 foi determinado por expressivos 7 x 2 votos.
 
Nos corredores do tribunal, no resto da semana o assunto foi o "saibro da discórdia". Os profissionais do Direito diziam que a vitória no julgamento se dera por um fato: o assustador pó alaranjado havia atingido e tingido também os engomados punhos e os bem cortados colarinhos das impecáveis camisas brancas de suas excelências.
 
Por Carlos Alberto Bencke, advogado (OAB-RS nº 7.968)
 
Fonte! Chasque (post) "Romance Forense", publicado na coluna "Espaço Vital", por Marco Antonio Birnfeld, na edição do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS) do dia 20 de outubro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário