sexta-feira, 24 de julho de 2020

FAPERS! Compromisso com o participante

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) publicou no dia seis de abril do corrente ano comunicado  às Entidades Fechadas de Previdência Complementar -EFPC para enfrentamento da crise gerada pela pandemia do COVID-19. O documento contém recomendações de ações a serem tomadas visando diminuir as consequências para participantes e assistidos, patrocinadores e as EFPC, bem como garantir o apropriado funcionamento do sistema e proteger a poupança previdenciária.

Diante do comunicado citado acima e em consonância com as ações previstas no Planejamento Estratégico da Fundação, a Diretoria Executiva intensificou a comunicação com seus participantes e assistidos.

O foco da comunicação foi a divulgação de informações técnicas e objetivas quanto aos reflexos causados pela Covid-19 nas EFPC, e em especial para a FAPERS. Têm sido publicadas no site e nas redes sociais da Fundação matérias abordando os impactos da epidemia da Covid-19, dentro do contexto da economia nacional e mundial, com foco principal nas EFPC. Também foram publicados panoramas realizados pelo  Consultor de Investimentos da FAPERS, Marco Martins, bem como, realizadas duas lives com o referido consultor.

Desde o mês de março, o desempenho dos investimentos dos planos de benefícios refletiu os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia mundial, em decorrência da queda da atividade global. Todas as classes de ativos foram afetadas, e os retornos dos investimentos dos planos de benefícios têm sido distintos entre si em decorrência dos diferentes segmentos e prazos de aplicação em cada investimento. A diversificação da carteira de investimentos da Fundação, construída para enfrentar uma nova realidade econômica de juros baixos, permite amortecer, em grande parte, o impacto destes movimentos bruscos e alavancar uma retomada da rentabilidade em um curto espaço de tempo.

Diante de tal contexto, a  Política de Investimentos da FAPERS neste momento não necessita  ser alterada, pois mesmo com a forte oscilação dos mercados  e os limites de risco dos fundos imobiliários e dos fundos de renda variável terem ultrapassado seus parâmetros, não é prudente alterar estes limites por se tratar de uma crise mundial e sistêmica. Quanto aos demais limites constantes na política, como os por classes de ativos, já foram estabelecidos para privilegiar estratégias para diversos cenários econômicos.

Ainda em atendimento às recomendações do CNPC, após consulta jurídica, esta Diretoria concedeu a opção de postergação do pagamento de parcelas dos empréstimos já contratados junto à FAPERS, mediante realocação das referidas parcelas para o final do contrato, com a aplicação da atualização dos encargos contratuais no saldo devedor.

O último item da recomendação do CNPC refere-se à implementação de plataformas eletrônicas e a incorporação de documentos digitais. As reuniões dos órgãos de administração e fiscalização da FAPERS têm sido realizadas via videoconferência, bem como os atendimentos individuais aos participantes.

Fruto do trabalho realizado neste primeiro semestre por esta Diretoria, percebe-se a valorização da importância da previdência complementar no contexto atual e foco no futuro, com adesão de mais dois novos participantes no mês de junho.

A equipe da  FAPERS  está qualificada para prestar o melhor atendimento possível aos seus participantes e assistidos, por isso em caso de dúvidas não hesite em nos contatar: fapers@fapers.org.br ou  51 3231.74.44.

Fonte! Chasque (post), publicado no sítio oficial da FAPERS - Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul, em 21 de julho de 2020. Abra as porteiras clicando em: https://fapers.org.br/new-portal/2020/07/compromisso-com-o-participante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário