quarta-feira, 6 de março de 2013

Mais da metade das jovens gaúchas tem independência financeira


Foto: Jefferson Bottega/Agência RBS.
Das gaúchas entre 20 e 30 anos, 53% já alcançaram a independência financeira. Destas, metade investe. Em relação a compras, 64% demoram no máximo uma hora em lojas. Um terço não fica mais de meia hora.

Estes dados estão em pesquisa da Rohde&Carvalho divulgada em parceria com a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo. O levantamento mostrou ainda que seis em cada dez mulheres gaúchas que moram sozinhas já têm imóvel próprio.

Quanto ao consumo, 33% das gaúchas fazem prestações em várias lojas ao mesmo tempo. Já sete em cada dez acreditam que vale esperar as promoções.

E atenção: eletroeletrônicos e produtos de beleza são aqueles onde as marcas mais influenciam o público feminino na hora compra. E as mulheres da Classe A e B se declaram mais impactadas que as da Classe C.

Fonte! Chasque da jornalista Giane Guerra, publicado no dia 06 de março de 2013, no sítio Acerto de Contas. Abra as porteiras: http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2013/03/06/mais-da-metade-das-jovens-gauchas-tem-independencia-financeira/?topo=52,1,1,,171,77.

Observação:

Aos poucos vejo uma lampeão iluminado no final do túnel, pois, é de praxe lermos chasques (posts) na grande mídia e na mídia especializada, que falam do alto grau do endividamento do gaúcho e do brasileiro. Mas parece que a cultura sobre finanças e planejamento financeiro estão mudando.

O chasque da Giane é um bom exemplo a ser seguido.

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura.

2 comentários:

  1. Meu Deus, essa pesquisa foi feita onde? Marte? A maioria das mulheres que conheço, nessa idade, são extremamente dependentes do paitrocínio: a maioria delas ganha mal, e não poupa nada! Moro numa das cidades mais ricas do RS, e sei do que estou falando...
    Se tem imóvel próprio, é por meio familiar, e não pq pouparam e compraram; Além disso, desde quando imóvel financiado é imóvel próprio? Só qdo pagar a última prestação lá na Caixa, aí sim...
    Quanto aos carnês, nada mais verdadeiro: TODAS mulheres que conheço adoram fazer um carnezinho...ainda há mulheres que enchem a boca ao falar que grande parte do marketing é direcionado a elas: óbvio, o consumo desenfreado feminino é o melhor negócio que esse pessoal precisa apostar...
    A AGV deve ter confundido grandemente a metodologia desta pesquisa, pois esse dado (53% de mulheres independentes financeiramente) é simplesmente impossível: o conceito de independência financeira pressupõe que você ganha tanto de forma passiva, que seus ganhos cobrem tranquilamente seus gastos, sem isso abalar seus investimentos. Ou a metodologia foi equivocada, ou essa mulherada considera os aportes feitos por seus 'patrocinadores', a bendita IF...se for assim, eu vou começar a reconsiderar essa suposta independência feminina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso acontecer (depender de carnês eternamente), a mulherada deve acordar. Acordei tarde, fazendo previdência privada aos 40 anos de idade.

      Lá em casa são três mulheres (esposa e duas filhas). A lei é CARNÊ ZERO. Se não tiver os pilas na guaiaca, nada de compras.

      Carnê mesmo temos quatro: os que pagamos a cada dia dez - os valores da previdência privada de cada um, pois não queremos depender na velhice do INSS (leia-se: Isso Nunca Será Suficente....).

      Muito obrigado por tomar um mate aqui no sítio.

      Volte sempre

      Excluir