quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Família troca plantio de fumo por produção de leite

Fotos: Carine Massierer/Divulgação Emater-RS.
O informativo da Emater/RS conta uma história bacana do campo. É o caso de uma família de produtores gaúchos que está trocando o plantio de fumo pela produção de leite.

Ailton Rodrigues da Silva e a esposa, Patrícia, estão comemorando o primeiro mês dedicado à nova atividade: a criação de gado de leite. Entre junho e julho, as cinco vacas de leite produziram 120 litros por dia. O produto já está sendo vendido e a renda familiar deverá chegar a R$ 2.484. Segundo o produtor, o resultado foi melhor do que o esperado e isso motivou a família a reduzir, já nesta safra, o cultivo de fumo de 40 mil pés para 25 mil.

O casal participou participou neste ano do levantamento que integra a Chamada Pública do Tabaco, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em General Câmara, Valmir Focchi, o casal manifestou interesse em desenvolver outra atividade que gerasse renda para diminuir, gradativamente, a área com cultivo de fumo.

A Emater/RS-Ascar é executora dessa proposta do MDA desde 2011. Em maio, as ações começaram em Barão do Triunfo, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, General Câmara e São Jerônimo.

Fonte! Chasque publicado no sítio ACERTO DE CONTAS, por Giane Guerra, do ClicRBS, no dia 30 de julho de 2012. Abra as porteiras clicando em http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2012/07/30/familia-troca-plantio-de-fumo-por-producao-de-leite/?topo=52,1,1,,171,e171.

Nenhum comentário:

Postar um comentário