domingo, 3 de abril de 2011

Cautela para acertar a aposentadoria

Loureci orienta os trabalhadores a buscarem o maior número de informações

O momento da aposentadoria preocupa os brasileiros. Perder parte do benefício em função do fator previdenciário é uma possibilidade bem viável para quem não cumprir todos os requisitos exigidos pelo INSS. O assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do RS, Loureci Fernandes Pedroso, destaca que o trabalhador deve buscar o maior número de informações antes de encaminhar o pedido da aposentadoria.

O que deve ser levado em conta no momento da aposentadoria?

O ponto principal é a idade. O fator previdenciário reduz drasticamente o benefício. Uma pessoa com 35 anos de contribuição e 53 anos de idade poderá perder até 50% do valor do benefício.

É ilusão querer garantir a aposentadoria antes dos 60 anos?

Sim. Muitos consideram que ao assegurar a aposentadoria após 35 anos de contribuição estarão ganhando porque vão se manter no mercado de trabalho. Por outro lado, esquecem que chegará o momento em que não conseguirão se manter trabalhando e o seu benefício estará reduzido.

A aposentadoria pode ser acumulada?

Não. Após concluir o processo de aposentadoria, o beneficiário descontará a Previdência em sua atividade. O problema é que ele não poderá incrementar estas contribuições para a sua aposentadoria.

Qual a opção ao trabalhador?

É importante lembrar que o teto da Previdência está em torno de R$ 3.800,00 e que apenas 10% da massa beneficiária recebe este valor. A maioria, 70%, está na faixa de um salário mínimo. Os outros 20% estão na faixa de dois a três salários mínimos. Desta forma, antecipar o pedido de aposentadoria será prejuízo. Para minimizar as perdas do fator previdenciário, o ideal é pensar na aposentadoria a partir dos 60 anos. O benefício integral virá com os 35 anos de contribuição e 65 anos de idade, no caso dos homens, e 60 anos no caso das mulheres. Muitos com menos de 60 anos querem encaminhar a aposentadoria e desistem porque o benefício fica abaixo da expectativa. Claro que existem situações em que o trabalhador solicitará o benefício porque perdeu o emprego e não consegue recolocação no mercado ou por motivo de acidente de trabalho ou doença.

Ações de revisão são frequentes?

Sim, e os cálculos são diferenciados, variando de acordo com o ano do pedido do benefício.

Fonte! Chasque publicado no Jornal Correio do Povo de Porto Alegre, na edição do dia 03 de abrail de 2011. Os créditos do retrato são de Tarsilaa Pereira / Correio do Povo.

3 comentários:

  1. Baita matéria, gaudério! Muito importante para o nosso meio, composto por um povo que entende muito pouco sobre onde está inserido, a exemplo desse comentarista aqui, que trabalha em dois regimes jurídicos diferentes e ainda não sabe se poderá se aposentar nas duas áreas.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante este artigo Gaucho!!!
    Um artigo repleto de informações uteis. O caso dos aposentados no Brasil vem se agravando por falta de informações, eu conheço um parente bem próximo, que sem uma informação adequada deu entrada na aposentadoria muito antes do se deveria, e hoje recebe um salario mínimo.
    Poucos sabem, mas o ideal mesmo é esperar, já que nossa expectativa de vida é de mais de 75 anos.
    Vale a pena esperar!!
    Parabéns pelo artigo.
    Baita abraço.
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  3. Buenas Tardes Otávio e Éverton

    Ou eu era tapadão (e era) ou a grande mídia está começando a dar mais ênfase nos seus chasques (matérias) que trazem para os seus leitores a educação financeira.

    Não é de hoje que os populares e grandes da mídia gaúcha, os jornais Correio do Povo e Zero Hora tratam de assuntos como este que veiculamos e outros no dia dia em suas páginas.

    Mas a maioria ainda prefere o caderno de esportes e a página policial. Mas isto está mudando e vai levar tempo.

    Otávio! Mesmo não sabendo se poderás te aposentar nos dois regimes, faça por tua conta o teu pé-de-meia, pois será complicado viver na pindaíba na velhice.... (no meu caso, se depender somente do INSS, ou como vai acontecer com o amigo do Éverton).

    Obrigado pelo mate

    Baita abraço

    ResponderExcluir