terça-feira, 18 de agosto de 2020

Como se livrar das dívidas?

Créditos! https://www.euqueroinvestir.com

A maior parte da população brasileira não sabe como lidar com suas finanças, o país não possui uma cultura de educação financeira apropriada, e por esse motivo essas pessoas acabam recebendo seus salários e gastando mais no mês que deveria, ficando no vermelho, e isso se tornando de pequenos gastos, grandes dívidas.

O grande causador do endividamento das pessoas costuma ser o descontrole financeiro. Muitas pessoas não sabem como lidar com cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal, e infelizmente acabam entrando em um ciclo de dívidas do qual não conseguem sair sozinhas.

Mas felizmente existem algumas ações que podem e ajudam a sair desta situação. Vou passar 5 passos que se realizados com disciplina e bom planejamento   qualquer pessoa poderá se livrar das dívidas e garantir seu futuro com prosperidade.

1 Passo: identificar os gastos

O primeiro passo para sair do endividamento é saber todas as suas dívidas, suas despesas   pois é necessário ter total conhecimento de seus gastos, uma vez que saber para onde está indo seu dinheiro além de mostrar os possíveis erros que estão sendo cometidos, também aponta possibilidades para redesenhar seu estilo de vida.

2 Passo: elaborar orçamento

O próximo passo para se livrar definitivamente das dívidas é organizar seu orçamento por meio de um planejamento financeiro, desenhado para definir uma trajetória que seja capaz de organizar suas finanças para que consiga atender às suas necessidades atuais e aos seus objetivos futuros.

Organizar seu orçamento é fundamental, é importante identificar como está gastando seu dinheiro, avaliar gastos atuais e definir metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros, acompanhar diariamente suas despesas para assegurar que esteja dentro do planejado.

3 Passo: cumprir planejamento

No primeiro momento você pode achar chato fazer um monitoramento diário de seus gastos, mas quando perceber que é uma atividade que se bem monitorada conseguira manter o orçamento, permitindo garantir o cumprimento de seus objetivos financeiros, esta atividade se tornará muito divertida e motivadora.

4 Passo: negocie suas dívidas

Após os três passos acima, você terá condições de saber o quanto poderá ter de parcela para pagamento de suas dívidas, um percentual de 20% a 30% é algo interessante para criar um plano para quitação. Caso não chegue nestes percentuais, volte para o passo 2 e reveja o seu orçamento.

O ideal é negociar primeiro as dívidas acumuladas que geram juros altos, pois quanto mais rápido quitar esta dívida menos será gasto com juros. 

Também é interessante negociar, se possível, contas fixas que estejam em atraso e que podem se acumular no futuro.

5 Passo: plano para imprevistos

Depois de quitada as dívidas o próximo passo é criar um plano para não passar mais por este sufoco. O plano deve priorizar um reserva de emergência, que é uma reserva financeira que vai te proteger de imprevistos ou de meses em que os rendimentos forem abaixo do esperado. Imprevistos não significa pagar IPTU, IPVA, material escolar. Estas são despesas que devem ser planejadas no orçamento. Reserva de emergência é por exemplo ficar sem emprego, um acidente. Esta reserva deve cobrir no mínimo 3 a 6 meses de seus rendimentos.

Fonte! Chasque (post) da Consultora Financeira Simone Angela Prigol Santolin, em 14 de agosto de 2020, galpão virtual do Jornal Bom Dia, de Erechim (RS). Abra as porteiras clicando em https://www.jornalbomdia.com.br/noticia/40191/como-se-livrar-das-dividas-

Nenhum comentário:

Postar um comentário