quarta-feira, 24 de junho de 2020

Aposentado e cheio de vida

Teremos uma vida longa após a aposentadoria, faça planos para se manter útil e ativo
 
Aposentadoria assusta, tanto pela perspectiva da velhice quanto pela inatividade, deixar de pertencer a um emprego ou empreendimento de uma vida inteira.
 
A palavra aposentadoria deriva de pousar, do latim "pausare", "parar para descansar". No sentido figurado, "que não é mais utilizado", "que perde a serventia".
 
Talvez o significado, pouco atraente, ajude a entender por que muitos se recusam a pensar na aposentadoria e se preparar emocional e financeiramente para essa fase da vida.
 
Nestes tempos de pandemia, retomei o hábito saudável da leitura, sempre útil para novos conhecimentos e reflexões. A inspiração para o artigo de hoje veio do livro "Ikigai, os Segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz". Nele, os autores Héctor García e Francesc Miralles relatam o estilo de vida dos japoneses centenários, que ultrapassam a casa dos cem anos de idade ativos e satisfeitos até o fim da vida.
 
O conceito da palavra "ikigai", uma junção de termos que significam "vida" e "valer a pena", parece ser uma das razões para a extraordinária longevidade dos japoneses, sempre em busca de um propósito para sua existência.
 
Um dos segredos dessa vida longeva e feliz, além da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, é o fato de que eles não se aposentam, seguem trabalhando naquilo que gostam de fazer. Costumam manter ao menos duas atividades ao longo da vida. Quando uma delas se esgota, a outra se mantém.
 
Não existe na língua japonesa uma palavra que signifique "aposentar-se", no sentido de retirar-se para sempre, como temos no Ocidente. Muitos se dedicam, por exemplo, à horticultura, que, além de mantê-los ativos, fazendo o que gostam de fazer, permitirá uma fonte de renda ou de troca, uma atividade que pode ser mantida quando o vínculo de um trabalho formal deixar de existir.
 
Vamos voltar para o tema da aposentadoria e tentar entender a negação em relação ao assunto. Aposentadoria remete à velhice. Velhice remete à morte. Embora ambas sejam naturais e façam parte da vida, não é prazeroso pensar nem em uma coisa nem em outra.
 
Talvez essa seja a razão pela qual muitos se recusam a pensar no assunto e preferem seguir vivendo pensando no presente, dando pouca ou nenhuma atenção ao futuro.
 
Não pensar na morte não altera a certeza de que morreremos um dia, só não sabemos quando. Se planejamos a aposentadoria, podemos decidir como será nossa velhice, como nos manteremos ativos, físico, mental e espiritualmente, nessa fase da vida, como nos ensinam os longevos cidadãos japoneses, especialmente os habitantes do povoado Ogimi, uma área rural de 3.000 habitantes da ilha de Okinawa.
 
Ikigai é um conceito japonês que, segundo um filósofo francês, pode ser entendido como razão de ser, o ponto em que paixão, missão, vocação e profissão se encontram e a chave para uma vida longa e feliz.
 
Um dos segredos dos habitantes desse povoado é a sensação de pertencimento à comunidade. Desde pequenos eles praticam o trabalho em equipe, que os ensina a ajudar uns aos outros.
 
Os tempos de pandemia e isolamento são perfeitos para refletirmos sobre o nosso ikigai, propósito para acordar todas as manhãs com disposição e alegria. E refletir como nossas atitudes e recursos podem ajudar a moldar o mundo que queremos ver.
 
Fonte! Chasque (post) da planejadora financeira Márcia Dessen, publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), na edição do dia 09 de junho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário