sábado, 28 de março de 2015

Gerdau deve alterar a governança

Nova proposta apresentada nesta quinta-feira marca mais uma etapa no processo de sucessão familiar da companhia

Jorge Gerdau deixa a administração e assume o conselho consultivo
Jorge Gerdau deixa a administração e
assume o conselho consultivo
Crédito: Gilmar Luis / JC


Gerdau e Metalúrgica Gerdau anunciaram, nesta quinta-feira, sua proposta de nova estrutura de governança corporativa, que propõem às respectivas assembleias gerais, com uma nova composição dos seus conselhos de administração. A proposta marca mais uma etapa no processo de sucessão da família Gerdau Johannpeter na governança dos negócios, ressaltam as companhias. André B. Gerdau Johannpeter, conselheiro e diretor-presidente da Gerdau, e Claudio Gerdau Johannpeter, conselheiro e vice-presidente executivo, passarão a acumular também a copresidência dos conselhos de administração da Gerdau e da Metalúrgica Gerdau.

O atual presidente dos conselhos de administração de ambas as empresas, Jorge Gerdau Johannpeter, e os vice-presidentes Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter deixarão de integrar os conselhos de administração e passarão a fazer parte do conselho consultivo, a ser criado. "Esse novo órgão, a ser presidido por Jorge, com Germano, Klaus e Frederico, visa a dar continuidade ao compartilhamento da experiência de estratégia e gestão acumulada por eles ao longo das últimas décadas", informam as empresas em fato relevante.

Além disso, segundo as companhias, a proposta aos acionistas está fundamentada em um processo conduzido de forma organizada e estruturada, a exemplo da sucessão realizada no Comitê Executivo Gerdau, ocorrida em 2007. "Além disso, é importante ressaltar que a Gerdau realizou quatro sucessões de gerações ao longo de sua história de 114 anos, demonstrando a solidez de seu processo de governança e gestão."

Com as propostas, o conselhos de administração da Gerdau será integrado por: André B. Gerdau Johannpeter e Claudio Gerdau Johannpeter (copresidentes) e pelos conselheiros Richard C. Gerdau Johannpeter, Affonso Celso Pastore, Expedito Luz e Oscar de Paula Bernardes.

Já a proposta para o conselho da Metalúrgica Gerdau é André B. Gerdau Johannpeter e Claudio Gerdau Johannpeter (copresidentes) e pelos conselheiros Guilherme C. Gerdau Johannpeter, Richard C. Gerdau Johannpeter, Affonso Celso Pastore, Expedito Luz e Oscar de Paula Bernardes. As assembleias de acionistas da Metalúrgica Gerdau e Gerdau serão realizadas, respectivamente, em 28 e 29 de abril deste ano.


Fonte! Este chasque (reportagem) está publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre / RS, edição do dia 27 de março de 2015, por Gilmar Luis.