quinta-feira, 25 de junho de 2020

RENDA VARIÁVEL: 7 dicas para não cair no vermelho


Com a pandemia do Convid-19, o número de desempregado com carteira assinada, a famosa CLT, vem aumentando a cada dia.

Ter RENDA VARIÁVEL é mais que uma tendência de remuneração, mesmo para os assalariados, que com esse NOVO NORMAL, devem passar a ter ganhos atrelados a resultados dos seus trabalhos.
Eu falei a expressão “NOVO NORMAL”, que vem sendo muito usada nos últimos meses, quando se percebeu que o Coronavírus havia impactado de forma infalível toda sociedade global.

Leia também:
E AGORA Precisamos nos readequar ao esse novo normal.

7 dicas para você que conta com uma RENDA VARIÁVEL, ou seja, cada mês é uma situação diferente e um ganho também diferente.


1- CONHEÇA SUAS ALTERNATIVAS DE RENDA:

Se organizar as contas já é um desafio para quem sabe quanto vai receber todo mês, imagina para você que tem salário variável.

Portanto, a disciplina com o dinheiro de quem tem RENDA VARIÁVEL deve ser rigorosa. A primeira coisa a ser feita é mapear todas as alternativas de renda. Por exemplo um dentista pode dividir ou alugar  espaço de seu consultório.

2- DIVERSIFIQUE SUA CLIENTELA:

Busque diversificar a origem de sua receita e também de sua clientela. Isso evita uma dependência excessiva de uma única fonte de dinheiro.

3- SEPARE 10% DE SUA RENDA MENSAL PARA INVESTIR EM APLICAÇÕES CONSERVADORAS:

Mesmo que no começo o dinheiro seja pouco, procure economizar ao máximo que puder e tirar ao menos 10% do que ganha para guardar e montar uma reserva de emergências.

4- TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA:

Como os profissionais autônomos não tem seguro-desemprego é importante  ter guardado ao menos o valor de 6 meses de suas contas mensais. Antes de querer investir em um novo negócio, monte uma carteira para os momentos de dificuldade.

5- FAÇA UM  SEGURO DE VIDA:

Faça um seguro que cubra, não apenas a invalidez permanente, mas também acidentes temporários.

6- TENHA OBJETIVOS E METAS CLARAS E ALCANÇÁVEIS

Quem tem RENDA VARIÁVEL tem a oportunidade de aumentar essa renda, quando quiser e puder. Por exemplo, trabalhando mais horas, aumentado as metas de vendas. Agora, é preciso ter cuidado e não se frustrar com metas muito ambiciosas. Lembre-se que é necessário determinar objetivos que possam ser alcançáveis.

7- NÃO FAÇA  DÍVIDAS:

Evite ao máximo fazer dívidas, contando com o dinheiro que ainda não recebeu. Às vezes o autônomo tem uma expectativa de renda mais alta e acaba que o negócio não dá certo e o dinheiro não chega. Ou seja, primeiro recebe depois gasta.

Aliás, essa máxima, primeiro ganha e depois gasta, vale para todo mundo.

IMPORTANTE

A RENDA VARIÁVEL tem muitas vantagens, mas é preciso ser cauteloso e muito rigoroso com as finanças pessoais e com o fluxo de caixa. 

Odete Reis! Educadora Financeira Comportamental e Motivacional e Palestrante, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp. Mentora da “Metodologia $IM”. Coautora do Livro “Excelência no Secretariado” com o artigo “Diga $IM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Colaboradora da TV Diário, afiliada Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070.

Fonte! Chasque (post) é da minha amiga Odete Reis, publicado no seu sítio em 24 de junho de 2020. Abra as porteiras clicando em https://odetereis.com.br/renda-variavel-7-dicas-para-nao-cair-no-vermelho/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário