terça-feira, 7 de junho de 2011

8 maneiras de reduzir os gastos ao se aposentar

Especialista reúne dicas de como enxugar despesas com imóveis para turbinar a renda


Ao ter o padrão de vida reduzido na aposentadoria, é preciso reduzir os gastos o máximo possível.

São Paulo – Para a maioria das pessoas, aposentar-se pode significar uma redução incômoda no padrão de vida. Sustentar-se apenas com a previdência é para poucos e, no fim das contas, a melhor estratégia para não ficar sem dinheiro nesta fase, que pode ser aproveitada com muitas viagens e lazer, é revisar o orçamento, aparar as arestas de tudo o que pode ser economizado e maximizar as reservas.

Segundo dados do site Moneywatch.com (http://moneywatch.bnet.com/retirement-planning/blog/money-life/planning-your-retirement-9-ideas-to-reduce-your-housing-costs/4115/?tag=col1;fd-banner-news), custos domésticos correspondem a cerca de um terço dos gastos totais de uma família de classe média. O jornalista Steve Vernon, que escreve num blog no mesmo site, reuniu oito maneiras criativas de reduzir gastos em casa. Confira:

1 – Mude para uma casa menor, o que pode significar uma redução significativa em gastos com manutenção, contas e impostos, como o IPTU.

2 – Procure um imóvel em uma região que permita a redução e outros custos, como transporte, por exemplo. Mude-se de bairros mais distantes.

3 – Escolha uma cidade com custo de vida mais barato. Levantamento realizado pelo IBGE pode ajudar a escolher qual a melhor cidade para cada perfil de aposentado. (Clique aqui e veja quais as melhores cidades para aposentados brasileiros:
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/aposentadoria/noticias/as-melhores-cidades-para-os-aposentados-brasileiros).

4 – Se preciso, mude para um país com custos mais enxutos. A Associação Americana de Aposentados (AARP) listou os melhores países para quem já não é mais economicamente ativo e quer diminuir os gastos. (Conheça quais países oferecem os melhores níveis de vida para aposentados: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/aposentadoria/noticias/onde-os-aposentados-pagam-menos-para-viver-melhor).

5 – Alugue um quarto que esteja sobrando na casa, assim pode ter um acréscimo à renda mensal. Essa solução é ótima para quem vive em um imóvel grande e não tem intenção de mudar-se para um menor. Lógico que é necessário escolher a dedo quem vai dividir o teto com você.

6 – Organize uma república para aposentados. O seriado americano "Golden Girls" abordou por anos esse tema. Trata-se de um grupo de amigas da terceira idade que dividiam um imóvel na Flórida e, por consequência, as contas. Além de ajudar a economizar com manutenção e até mesmo alimentação, quem optar por essa experiência pode reviver os divertidos tempos de faculdade.

7 – Mude-se para a casa de um dos seus filhos. Essa opção, segundo o autor da lista, é a mais polêmica, pois envolve um bom entendimento entre as partes. Uma boa ideia numa situação como essa é que o aposentado considere como pode se tornar uma presença solícita na casa ao invés de um incômodo.

8 – Venda seu imóvel e alugue outro que se ajuste melhor ao bolso e necessidades, como por exemplo uma vizinhança com outros aposentados. Neste caso, é bom colocar tudo na ponta do lápis e analisar quanto entraria na conta corrente com a venda da casa. Depois, veja com qual valor seria possível comprar imóvel menor e, em seguida, compare o preço com o montante que se gastaria para alugar.

Bueno! Estou longe da aposentadoria, pois estou com 52 anos. Logo, ainda vou trabalhar bastante mas estou me preparando para isso. A começar em formar um colchão financeiro para isso, pois não posso mais contar, aliás, ninguém pode, contar somente com a aposentadoria concedida pelo INSS.

A fonte do chasque e do retrato são do Portal Exame, sendo postado no dia 05 de junho de 2011. Abra as cancelas do Portal clicando em: http://exame.abril.com.br/.

3 comentários:

  1. As dicas servem como lembretes, mas acredito que os brasileiros já seguem à risca cada uma delas. Ainda assim, a melhor dica é começar já a planejar a aposentadoria, não é mesmo, Gaúcho?
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Agora é segui-las...

    Abraço,
    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Buenas tardes meu amigo mineiro!

    Concordo com o senhor quando diz que a maioria segue as dicas.... mas a grande maioria não se prepara para ter uma "segunda aposentadoria", aquela "fora" da oficial do INSS, que deve complementar esta.

    Comecei tardiamente no fundo de pensão da empresa - aos 40 anos. No mínimo 20 anos atrasado.... e aos 50 entrei com os dois pés com outra previdência aberta, clube de investimentos além da poupança.

    Minhas filhas terão muito mais chances de alcançar o seu milhão do que eu, pois as duas tem: poupança, VGBL e agora clube de investimentos, visando a aposentadoria delas (hoje estão com 14 e 21 anos respectivamente) fora da aposentadoria oficial....

    E como diz no comentário da Geral Investimentos: basta seguir as dicas...., mas com previdência complementar também.

    ResponderExcluir